sábado, 3 de maio de 2008

Estudando os Ecossistemas Litorâneos

Na semana passada, tivemos um momento muito muito especial: uma aula diferente!

Fomos para Bertioga estudar os ecossistemas litorâneos e conhecer um pouco da história de nosso país, com a chegada dos portugueses e a fundação das primeiras vilas no litoral.

Bertioga quer dizer, em língua indígena, “morada do macaco". A cidade, conhecida como balneário na região da baixada santista de São Paulo, reserva surpresas com uma das mais longas áreas de Mata Atlântica que ainda resiste no país.



Pela mata é possível fazer diversas trilhas para cujos pontos de partida se vai muitas vezes de barco, pelos três rios que predominam na região. Assim, começamos nossa trilha, atravessando de barco o Rio Itapanhaú.
Os caminhos apresentam diversidade de vegetação e muitos dados históricos. São 482 quilômetros quadrados cravados em áreas de preservação ambiental, banhados por 33 km de praias.
Conhecemos as relações que existem no bioma mais devastado, reduzido a 7% de sua área original: bicho com bicho, bicho com planta, planta com planta... Durante a trilha, conhecemos o Manguezal: berçário de diversas espécies! O chão da Mata Atlântica é bem movimentado! Avistamos formigas, caranguejos, sapos, cobras...Enquanto uns se escondem, outros caçam.
Entre o chão da mata e a copa das árvores altas, encontramos uma variedade enorme de plantas. Lembram-se das bromélias?...Aquelas magníficas plantas que, como as orquídeas, também crescem sobre os troncos e galhos das árvores. A Mata Atlântica forma ambientes ideais para as bromélias crescerem. Vimos que, há bromélias que crescem no chão. A planta do abacaxi é uma bromélia!
Outra coisa interessante sobre as bromélias é que suas folhas formam uma espécie de "vaso". Assim, a água da chuva fica acumulada no meio da planta. Nesta água, criam-se inúmeros insetos, como os mosquitos! Além disso, as bromélias não tiram o alimento das árvores onde se apóiam. Seu alimento vem da água, dos ciscos e das sujeiras que caem no meio das suas folhas.

Vocês já imaginaram quantas espécies de animais e plantas podem existir em toda a floresta?...Foi para ter uma idéia, que realizamos um "quadrante". Depois do almoço, nos reunimos em grupos para registrar nossas aprendizagens.




















Mas, nossas aprendizagens não pararam por aí. Conhecemos também a história de Bertioga; o início de seu povoamento. Visitamos o Forte São João, que contém a origem do lugar e foi o primeiro Forte do Brasil.



























































Bertioga, antes da chegada de Portugueses, era habitada por índios, que a chamavam de "Buriquioca". Na língua Tupi, "Buriqui" significa Macaco e "oca", morada. Portanto, Bertioga significa morada dos macacos. Seu território era habitado por tribos de índios tupis até a chegada dos portugueses ao litoral, em 1532, quando iniciou-se a colonização. Até a década de 50 era apenas um núcleo de pescadores. A partir daí, com a melhoria dos acessos viários, começou a receber um incremento turístico.
A história de Bertioga começa oficialmente a partir de 1532, quando Martin Afonso de Souza, nomeado por Portugal, Governador Geral da Costa, aportou seus navios na entrada do Canal de Bertioga, palco de árduas lutas de portugueses e seus aliados tupiniquins contra os tupinambás.

PESSOAS QUE FAZEM HISTÓRIA
Hans Staden - Artilheiro alemão que teve papel importante nos primeiros tempos de Bertioga. Foi o primeiro artilheiro no Forte São Felipe (O OUTRO FORTE ERGUIDO DO LADO OPOSTO AO DE SÃO JOÃO). Depois disso, “os ditos indígenas da providência divina e da sua constante vigilância, não conseguiram mais entrar no Canal de Bertioga”.
João Ramalho, Jorge Ferreira, Thomé de Souza, Padre Anchieta, Padre Manoel da Nóbrega, Vicente de Carvalho, Sebastião Arantes, foram alguns dos homens que lutaram por Bertioga. Nossa! Quantas lições, não é mesmo?...
Abaixo, mais alguns momentos de nosso estudo:

Click to play
Mas, agora queremos saber de vocês: qual foi o momento mais interessante desse Estudo do Meio?

3 comentários:

luanna disse...

Adorei o passeio para Bertioga, aprendemos muito!! Beijos

carol disse...

Adorei o passeio para Bertioga!
Eu so nao gostei de me sujar a minha calsa de lama mas fora isso foi D++++++++++++++!!!!!!!!!!!!!!!


bjs
Ana Carolina(5 ano A)

Anônimo disse...

Denise!
Sei de um site que pode ser colocado no BLOG.Ele tem jogos educacionais que ajudam a cuidar da água.
Site:www.clubinho sabesp.com.br