Dicionário Do Ambiente
ABIÓTICO - Caracterizado pela ausência de vida."Lugar ou processo sem seres vivos" (Goodland, 1975)."Substâncias abióticas são compostos inorgânicos e orgânicos básicos, como água, dióxido de carbono, oxigênio, cálcio, nitrogênio e sais de fósforo, aminoácidos e ácidos húmicos etc. O ecossistema (...) inclui tanto os organismos (comunidade biótica) como um ambiente abiótico" (Odum, 1972)."O mesmo que azóico, isto é, período da história física da Terra (...) sem organismos vivos" (Guerra, 1978).
AERÓBIO/ANAERÓBIO - Aeróbios são organismos para os quais o oxigênio livre do ar é imprescindível à vida. Os anaeróbios, ao contrário, não requerem ar ou oxigênio livre para manter a vida; aqueles que vivem somente na total ausência do oxigênio livre são os anaeróbios estritos ou obrigatórios; os que vivem tanto na ausência quanto na presença de oxigênio livre são os anaeróbios facultativos."Aeróbio diz se de um organismo que não pode viver em ausência do oxigênio" (Dajoz, 1973).
BIOCLIMA - Relação entre o clima e os organismos vivos. As condições atmosféricas, principalmente a temperatura, a umidade e a insolação, são um dos fatores determinantes de distribuição geográfica das plantas, o que levou à criação de uma classificação climática da cobertura vegetal. Algumas espécies também estão ligadas a zonas climáticas, embora outras sejam adaptáveis a ampla variedade de climas. "Área geográfica homogênea, caracterizada por um regime climático dominante que provoca uma resposta estrutural da vegetação (harmonia/clima/solo/vegetação)" (Dansereau, 1978).
BIODEGRADAÇÃO, BIODEGRADABILIDADE - Decomposição por processos biológicos naturais. "Processo de decomposição química, como resultado da ação de microorganismos" (The World Bank, 1978)."Destruição ou mineralização de matéria orgânica natural ou sintética por microorganismos existentes no solo, na água ou em sistema de tratamento de água residuária" (ACIESP, 1980).
BIODEGRADÁVEL - Substância que pode ser decomposta por processos biológicos naturais. "Diz se dos produtos suscetíveis de se decompor por microorganismos" (Lemaire & Lemaire, 1975)." Um grande número de substâncias dispersas no meio ambiente são instáveis (...) Em muitos casos, os microorganismos bactérias edáficos ou aquáticos desempenham um papel ativo nessa decomposição; diz se então que a substância é biodegradável" (Charbonneau, 1979).
BIODIVERSIDADE/DIVERSIDADE BIOLÓGICA - "Refere-se à variedade ou à variabilidade entre os organismos vivos, os sistemas ecológicos nos quais se encontram e as maneiras pelas quais interagem entre si e a ecosfera; pode ser medida em diferentes níveis: genes, espécies, níveis taxonômicos mais altos, comunidades e processos biológicos, ecossistemas, biomas; e em diferentes escalas temporais e espaciais. Em seus diferentes níveis, pode ser medida em número ou freqüência relativa" (Torres, 1992)