domingo, 10 de fevereiro de 2008

'PENSAR LIVREMENTE É PENSAR DIFERENTE"

"Nosso compromisso com a paz na Terra começa no nosso dia-a-dia. Dentro de nossa casa, ao nosso redor, no relacionamento com nosso próximo, na maneira como respeitamos ou deixamos de respeitar aquele nosso semelhante, que, graças à infinita sabedoria do Criador, nasceu com a capacidade de pensar livremente e, portanto, pensar diferente."
Trecho da Cartilha Diversidade Religiosa e Direitos Humanos
Secretaria Especial dos Direitos Humanos
Presidência da República (p. 12 e 13)


Iniciamos as aulas de Ensino Religioso com o filme "Irmão Urso", pois ele vem de encontro com nossas expectativas e traz uma mensagem muito importante para nossa vida. Irmão Urso trata, basicamente, do respeito ao próximo e à natureza, de modo geral. O filme conta a história de Kenai, um jovem índio que decide vingar-se dos ursos da região pela morte de seu irmão. Tudo começou quando Tanana, a xamã da aldeia, deu ao irmão mais jovem, Kenai , um totem para guiá-lo pela vida. O totem é um urso esculpido, símbolo do amor, e decepciona o rapaz. Ele preferia uma águia, como a que foi dada a seu irmão mais velho, Sitka, ou mesmo o lobo dado a seu irmão Denahi. Assim, descontentes com o jovem guerreiro, os Grandes Espíritos decidem ensinar uma lição a ele e o transformam num urso pardo, forçando o outrora orgulhoso nativo a enxergar o mundo através dos olhos de seu maior inimigo.








Irmão Urso é o tipo de filme que faz a gente pensar em nossa vida, em como tratamos as pessoas, e que ninguém é melhor do que o outro.








A beleza do nosso país reside justamente na diversidade cultural, social, religiosa de seu povo. (...) Temos que quebrar as barreiras que nos impedem de dialogar com aqueles e aquelas que pensam e que agem de forma diferente, mas que têm o mesmo objetivo: a valorização da VIDA!

E você, qual a parte que mais gostou do filme ? Não esqueça de deixar o seu comentário!

Nenhum comentário: