quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

INGLÊS PARA QUÊ?

Inglês pra quê?
Por: Henrique Costa Pereira

Me lembro de ter ouvido algumas pessoas conversando meses atrás em um shopping e se perguntando para que precisavam saber inglês. Eram profissionais de uma empresa. No caso era um pequeno grupo de pessoas que realmente não sabiam e questionavam as vagas para profissionais de algumas empresas por colocarem como pré-requisito para a entrevista o inglês. Os argumentos eram que, a empresa não possuía nenhum único cliente estrangeiro, pelo tamanho da empresa um contato verbal não iria ocorrer em nenhuma hipótese em outro idioma e todo o trabalho que seria realizado pela vaga disponível, não iria lidar com nada em inglês diretamente. O contexto seria apenas o trabalho de cada dia que estavam acostumados à fazer. O argumento deles está certo ou não?
Alguém que quer se tornar um expert em alguma área nunca chegará lá sem o inglês. Poderá ser um excelente profissional? Sim, claro. Poderá ser muito esforçado, dinâmico e pró-ativo? Com certeza. Mas nunca será um expert por excelência! Definir um expert? Aquele profissional que sabe COMO procurar uma solução e não fica limitado por falta de inglês. E nem significa que você é um expert só por saber inglês. São outras características somadas que vão te levar a ser um expert.


O inglês está além da nacionalidade. Isso é um fato social global, não há o que discutir. Não adianta argumentar em prol da falta de identidade da nação.
Em português existem muitas obras com certeza. Mas haverá limitações na busca por novas soluções. Se deparar-se com um problema nunca visto antes e for para web procurar uma solução, em MUITOS casos não haverá ela documentada em português. Você terá que recorrer a outro profissional que tenha experiência suficiente pra te ajudar, caso contrário você fica na mão ou passa a bola pra frente. Se uma nova linguagem ou nova solução surgir hoje, você terá que esperar a boa vontade de alguém traduzir? Terá que esperar um ano até que seja publicado algum livro em português? Em tecnologias, as coisas surgem muito rápido e as publicações em português não conseguem acompanhar o ritmo nunca."


É fundamental nos prepararmos desde pequenos, desenvolvendo habilidades e aprendendo diferentes linguagens. No 5º ano, o Inglês tem como proposta despertar o interesse do aluno pela língua, priorizando o FAZER e a prática interativa e possibilitando o uso da língua de forma significativa, prazerosa e sem medo.


Nosso aprendizado se dá através de valores, música e conteúdos. A seguir, veja algumas imagens de nossas aulas:
BubbleShare: Share photos - Safe Baby Toys

Você quer treinar um pouco o seu inglês? Aproveite este jogo para começar a esquentar!