terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Para ler...

Turma, espero que após a leitura desse texto , vocês sintam-se mais próximos do dicionário.
Não esqueça de consultá-lo sempre que precisar.

Acho que até os adultos vão consultá-lo após essa leitura. O que acham?




AMPLEXO


_ Mãe, me dá um amplexo?
A pergunta pega Cinira desprevivida. Antes que possa retrucar, ela nota o dicionário na mão do filho, que completa o pedido:
_ E um ósculo também.
Ainda surpresa, a mulher procura no livro a definição das duas estranhas palavras.E encontra.Mateus quer apenas um abraço e um beijo.
Conversa vai, conversa vem, Cinira finalmente se dá conta de que o garoto, recém-apresentado às classes gramaticais nas aulas de Português, brinca com os sinônimos."O que vai ser de mim quando esse tiquinho de gente cismar com parônimos, homônimos, heterônimos e pseudônimos", pensa ela, misturando as estações."Valha-me, Santo Antônio!"E emenda:
_Pára com essa bobagem, menino!
_ Ah, mãe, o que é que tem? Você nunca chamou cachorro de cão? E casa de residência? E carro de automóvel?
_É verdade, mas...
Mas a verdade é que Cinira não tem um boa resposta.
_E meu nome é Matheus-continua o rapaz.-Só que você me chama de Matusquela.
_Ei, isso não vale. Matusquela é apelido carinhoso.
_Sei, sei. Tudo bem se eu usar nosocômio e cogitabundo em vez de hospital e pensativo? E criptobrânquio no lugar de mutabílio?
_ Mutabílio? O que é isso?
_ O mesmo que derotremado, ora.Tá aqui no Aurélio.
Está mesmo.É um bichinho.Mas pouco importa. A mãe questiona a opção do menino por vocábulos incomuns. Matheus sai-se com esta.
_ A professora disse que aprender palavras é como ganhar roupas e guardar numa gaveta.Quando a gente precisa delas, tira de lá e usa.Cada uma serve para uma ocasião, por mais esquisita que pareça.Igual à querê-querê roxa que você me deu no último aniversário.Lembra?
Como esquecer? Cinira nem se dá ao trabalho de consultar o dicionário.Sabe a explicação para essa última provocação está no verbete camiseta.

Texto de Marcelo Alencar.
Revista Nova Escola

Pessoal , vamos correndo consultar o dicionário e quem sabe encontrar por vocábulos incomuns. Qual o vocábulo mais curioso que você achou? Comente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Professoras do quinto ano:

Adorei esse BLOG que vocês fizeram......Eu AMEEI !!!
Minhas amigas e eu adoramos,porque nós podemos ver as novidades do colégio...

OBS:Essa foi a melhor idéia...fazer um BLOG.

Beijos e abraços
Camila (Quinto ano B)