segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

ECLIPSE DA LUA




Eclipse da Lua promete show no céu do Brasil !

Se você já estava achando meio monótono olhar o céu e não ver nada de novo acontecendo, pode ir se preparando. Nesta quarta-feira um belo espetáculo celeste promete chamar bastante a atenção. Trata-se do eclipse total da Lua, que poderá ser visto em todo o Brasil e que poderá ser observado sem nenhum tipo de aparelho ótico. Bastam seus olhos, o melhor instrumento que existe!
Exatamente às 22h43min pelo horário de Brasília, a Lua inicia sua jornada dentro do cone de sombra criado pela Terra, que bloqueará os raios solares que atingem a Lua. Aos nossos olhos, vai parecer que nosso satélite levou uma pequena mordida, que vai crescendo à medida que o tempo passa até se tornar completamente encoberta pela semi-escuridão.
De acordo com cálculos astronômicos, a Lua permanecerá totalmente imersa no cone de sombra durante 50 minutos. Esse período é 57 minutos menor que a máxima duração que um evento desse tipo permite, que é de 107 minutos. O eclipse total tem início às 00h01min de quinta-feira e segue até às 00h51, mas antes e depois desse período as diversas fases podem ser apreciadas.

Se você quer saber mais sobre este acontecimento, clique na figura abaixo.