quarta-feira, 19 de março de 2008

SEMANA SANTA - VIA SACRA

Estamos na Semana Santa!
Nesta Semana, relembramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para meditar estes acontecimentos, nós do 5º ano realizamos a Via Sacra na Capela, e acompanhamos os últimos momentos de Jesus. Rezamos também por todos os sofrimentos de nosso mundo atual.



1ª Estação: JESUS É CONDENADO À MORTE
Jesus não é aceito pelas pessoas do seu tempo. Suas idéias não satisfazem aos interesses de muitos, pois ele está do lado dos pobres, dos injustiçados, dos marginalizados, dos pecadores.
Por isso, os poderosos do seu tempo decidem que ele não pode continuar no meio do povo, pregando suas idéias, e resolvem matá-lo.
Senhor Jesus Cristo, que pela vossa morte e ressurreição nos destes a vida nova, dai-nos a graça da conversão. Fazei que todos nós sejamos capazes de viver o novo mandamento do amor e sejamos defensores da vida com qualidade desde o momento da concepção. Amém.

2ª Estação: JESUS CARREGA A CRUZ
A caminhada de Jesus começa. Com a cruz às costas, ele se dirige para o Calvário. A morte é a amarga realidade que se impõe, não lhe resta alternativas. A vida mais parece uma luta perdida, uma trilha rumo à morte.
Senhor Jesus Cristo, que pela vossa morte e ressurreição nos destes a vida nova, dai-nos a graça da conversão. Fazei que sejamos solidários com nossos irmãos e irmãs idosos, para que não lhes tirem a vida e que sempre se sintam amados e encontrem motivos para não perder a confiança. Amém.


3ª Estação: JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ
A noite foi longa, marcada pelo sofrimento. Foram acusações, bofetadas, cusparadas, humilhações, fome, sede, abandono...
A fraqueza se impõe, a queda é inevitável.
Senhor Jesus Cristo, que pela vossa morte e ressurreição nos destes a vida nova, dai-nos a graça da conversão. Fazei que sejamos capazes de viver a solidariedade com todas as pessoas, a fim de que sua vida seja melhor e continuem encontrando forças para que possam continuar sempre lutando para a realização de seus objetivos. Amém.



4ª Estação: JESUS SE ENCONTRA COM SUA MÃE
A Mãe vai ao encontro do Filho para lhe dar a única coisa que pode: muito amor. Ela vê seu sofrimento, e não pode fazer mais nada por Ele.
Senhor Jesus Cristo, que pela vossa morte e ressurreição nos destes a vida nova, dai-nos a graça da conversão. Fazei com que nosso coração se deixe conduzir pelo amor. Fazei que, enquanto pudermos, esse amor se torne gesto concreto na luta para a defesa da vida. Amém.



5ª Estação: SIMÃO CIRENEU AJUDA JESUS A CARREGAR A CRUZ
Enfim um auxílio chegou. Agora vai ser possível chegar até o Calvário, pois Jesus não mais carrega sozinho sua cruz. A solidão na caminhada é uma das maiores dificuldades para que se possa chegar até o fim.
Senhor Jesus Cristo, que pela vossa morte e ressurreição nos destes a vida nova, dai-nos a graça da conversão. Concedei a todos nós que sejamos movidos pelo vosso coração, que sejamos capazes de ser presença na vida das pessoas. Amém.



6ª Estação: VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS
Alguém vem ao encontro de Jesus para um gesto de solidariedade. Nós precisamos ir ao encontro das pessoas para manifestar também nossa solidariedade para com elas.
Senhor Jesus Cristo, que pela vossa morte e ressurreição nos destes a vida nova, dai-nos a graça da conversão. Inspirai-nos palavras e ações que confortem e estimulem as pessoas em seu sofrimento, a fim de que encontrem forças para continuarem lutando. Amém.



7ª Estação: JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ
A caminhada é longa e difícil. Por isso, as quedas se repetem. Enquanto as dificuldades aumentam, as forças diminuem.
Senhor Jesus Cristo, que pela vossa morte e ressurreição nos destes a vida nova, dai-nos a graça da conversão. Fazei que continuemos a lutar a cada instante de nossa vida para que a vida seja melhor para todas as pessoas. Fazei-nos acreditar sempre que convosco venceremos a luta em favor da vida. Amém.



8ª Estação: JESUS CONSOLA AS MULHERES DE JERUSALÉM
As mulheres vão ao encontro de Jesus para chorar, porque ele vai morrer.
A sociedade providencia tudo o que é necessário, para que as coisas aconteçam como devem ser.
Senhor Jesus Cristo, que pela vossa morte e ressurreição nos destes a vida nova, dai-nos a graça da conversão. Fazei que não sejamos pessoas que fazem simplesmente o que convém para a sociedade, mas que sejamos pessoas realmente capazes de amar e servir. Amém.


9ª Estação: JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ
A caminhada está no fim , não dá mais para suportar nova queda, a última, antes do Calvário. É a última queda, a queda que precede o fim.
Senhor Jesus Cristo, que pela vossa morte e ressurreição nos destes a vida nova, dai-nos a graça da conversão. Dai a nosso coração um amor todo especial pelas pessoas que perderam as condições mínimas de sobrevivência. Que lutemos para o resgate de sua dignidade. Amém.




10ª Estação: JESUS É DESPIDO DE SUAS VESTES
Tiram tudo o que restava a Jesus, inclusive a túnica que foi tecida por sua Mãe. Não lhe resta mais nada. Até sua dignidade é violentamente ferida naquele momento.
Senhor Jesus Cristo, que pela vossa morte e ressurreição nos destes a vida nova, dai-nos a graça da conversão. Fazei que sejamos capazes de respeitar todos os direitos das pessoas e que assumamos o compromisso com a verdadeira justiça, lutando com eles e por eles para que não sejam explorados, mas tenham condições de lutar por uma vida melhor. Amém.


11ª Estação: JESUS É PREGADO NA CRUZ
Transpassaram suas mãos e seus pés, e ele foi elevado entre o céu e a terra. Para atrair todos a si e lhes conceder a salvação.
Senhor Jesus Cristo, que pela vossa morte e ressurreição nos destes a vida nova, dai-nos a graça da conversão. Fazei-nos sensíveis aos sofrimentos de nossos irmãos e irmãs e que sejamos manifestação de vosso amor para com todos. Amém.





12ª Estação: JESUS MORRE NA CRUZ
" Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito." Está tudo consumado, Jesus cumpriu sua missão.
Senhor Jesus Cristo, que pela vossa morte e ressurreição nos destes a vida nova, dai-nos a graça da conversão. Fazei que constantemente lutemos pela vida e a valorizemos e, diante da proximidade da morte, saibamos exaltar os valores espirituais que devem transformá-la em dom e graça de Deus. Amém.



13ªEstação: JESUS É DESCIDO DA CRUZ
Podemos contemplar Jesus no colo de Maria, que sofre com a morte de seu Filho. Muitas pessoas amam de fato as pessoas e sofrem quando elas morrem.
Senhor Jesus Cristo, que pela vossa morte e ressurreição nos destes a vida nova, dai-nos a graça da conversão. Fazei-nos sensíveis às dificuldades pelas quais passam todas as pessoas que sofrem a perda de entes queridos e que nosso coração seja generoso para com elas. Amém.



14ª Estação: JESUS É SEPULTADO
Algumas pessoas amavam Jesus, por isso fazem de tudo para que ao menos ele tenha uma sepultura digna. O amor não cessa com a morte. É sempre capaz de ir além.
Senhor Jesus Cristo, que pela vossa morte e ressurreição nos destes a vida nova, dai-nos a graça da conversão. Fazei que descubramos a grande força do amor e que nos deixemos sempre ser movidos por ele. Amém.



15ª Estação: JESUS RESSUSCITOU
O amor venceu. A vida venceu a morte. Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente e está entre nós. Para nos conduzir à verdadeira vida.
Senhor Jesus Cristo, que pela vossa morte e ressurreição nos destes a vida nova, dai-nos a graça da conversão. Que a vida nova que vem de Vós se manifeste em todos nós, para que todas as pessoas, crianças, adultos e idosos, reconheçam que viestes para que todos tenham vida e a tenham em abundância. Amém.



Abaixo, nosso momento de oração e meditação:


Para você, qual foi a estação que mais lhe tocou o coração? Deixe seu comentário.

2 comentários:

Anônimo disse...

Para mim, a estação que mais me tocou foi a 4° estação, quando ele encontra sua mãe.



Alina

Anônimo disse...

No bloque podia ter alguns jogos do tema:educativos do site WWW.NEOPETS.COM.BR como o Desafio de matemática e outros. André