sexta-feira, 28 de março de 2008

Biblioteca: visite-a com mais freqüência!

O deleite advindo da leitura não se conquista num passe de mágica, espontaneamente. Requer opção, atitudes coerentes e pertinentes ao objetivo proposto. Dmitruk (2001, p. 41) afirma, convictamente, que “[...] não importa tanto o quanto se lê, mas como se lê. A leitura requer atenção, intenção, reflexão, espírito crítico, análise e síntese; o que possibilita desenvolver a capacidade de pensar.”
É fundamental compreender que, na formação de cada cidadão bem como de um povo, a leitura é de máxima importância, representando um papel essencial, pois revela-se como uma das vias no processo de construção do conhecimento, como fonte
de informação e formação cultural. Ademais, “ler é benéfico à saúde mental, pois é uma atividade Neuróbica. A atividade da leitura faz reforçar as conexões entre os neurônios. Para a mente, ainda não inventaram melhor exercício do que ler atentamente e refletir sobre o texto.
Por isso, fique bem atento às novidades de nossa Biblioteca para este próximo mês. Clique na figura ao lado.
Nesta semana, fomos à Biblioteca e entramos em contato com novas obras. Claudia preparou um conto, que foi dramatizado pelos alunos. O conto era "A pedra da Sabedoria", de Hans Christian Andersen, adaptado por Ana Maria Machado.

A Pedra da Sabedoria é um dos mais belos contos de Andersen, numa adaptação de Ana Maria Machado. Uma tocante história narra a saga da família de um sábio, pai de quatro rapazes e uma moça muito inteligente, porém cega. Um a um, saíram os irmãos em busca da pedra da sabedoria. Por não voltarem, a irmã, imbuída de coragem, sai em busca de seus irmãos. O que teria encontrado essa audaciosa garota?

Veja alguns momentos de nossa aula:




E você, gostou desse conto de Andersen? Que outras histórias você indicaria como leitura a seus colegas? Deixe seu comentário!

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei o blog, ta muito fofo e legal de mexe