segunda-feira, 31 de março de 2008

Revendo CRÔNICAS

Estamos lendo neste bimestre o livro de crônicas "Rick e a Girafa", de Carlos Drummond de Andrade.

Mas, o que é mesmo crônica?...Vamos rever o que estudamos neste bimestre:
Origem da palavra CRÔNICA
A palavra crônica deriva do Latim chronica, que significava, no início da era cristã, o relato de acontecimentos em ordem cronológica (a narração de histórias segundo a ordem em que se sucedem no tempo). Era, portanto, um breve registro de eventos.
Diversos escritores brasileiros de renome escreveram crônicas: Machado de Assis, João do Rio, Rubem Braga, Rachel de Queiroz, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Henrique Pongetti, Paulo Mendes Campos, Alcântara Machado, etc.Ainda hoje há diversos escritores que desenvolvem esse gênero, publicando textos em jornais, revistas e sites.
CARACTERÍSTICAS DA CRÔNICA
A crônica é, primordialmente, um texto escrito para ser publicado no jornal. Há semelhanças entre a crônica e o texto exclusivamente informativo. Assim como o repórter, o cronista se alimenta dos acontecimentos diários, que constituem a base da crônica.
A crônica, na maioria dos casos, é um texto curto e narrado em primeira pessoa, ou seja, o próprio escritor está "dialogando" com o leitor. Isso faz com que a crônica apresente uma visão totalmente pessoal de um determinado assunto: a visão do cronista. É escrita em linguagem coloquial. Quase sempre explora o humor, mas às vezes, faz poesia de um acontecimento insignificante.
A crônica é o relato de um breve momento do cotidiano de uma ou mais personagens. Por sua temática simples, é um texto que diverte e dá prazer.
O narrador pode ser o personagem da história ou apenas o observador.
Clique na imagem para ler algumas crônicas. Depois, conte para nós a crônica que você mais gostou.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eéé verdade!!
Este livro é muito legal !!
Vale apena ler!!
Um beijo Carol 5d

Anônimo disse...

professoras do 6º 2007.Eu sou um aluno do sexto ano, e vendo que voc~es tratam com o mesmo empenho o gênero CRONICAS, gostaria de parabenizá-las pelo seu esforço!O bom aprendizado dos gêneros literários será muito útil no 6º ano! JOÃO PEDRO

Anônimo disse...

Esse blog é demais!!!!
Espero que muitas pessoas gostem dele.


Escrito e elaborado pelo 5 ano A (Fernanda Arruda) e 5 ano C (Fernanda Rossi)