sexta-feira, 14 de março de 2008

DIA NACIONAL DA POESIA

Esta data lembra o nascimento do escritor baiano Castro Alves (1847-1871), poeta romântico movido pelos anseios de liberdade e justiça. Defensor ferrenho do fim da escravidão, escreveu obras clássicas como “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”.

A poesia é uma arte literária que combina palavras, brinca com seus significados e recria as estruturas das mensagens. Tudo para expressar emoções, idéias e sensações com originalidade e impacto.
Como toda forma de arte, insere-se sempre em um contexto cultural e histórico. Na Antigüidade, os poemas eram cantados ao som da lira, daí a denominação gênero lírico. Algumas características da poesia são o ritmo, a rima, os versos (linhas), as estrofes (conjuntos de versos) e a métrica (numeração das sílabas poéticas, identificadas por sua sonoridade).Um poema é escrito em linhas chamadas versos. Um poema geralmente possui rima, que são sons parecidos no final das palavras. Um poema é dividido em estrofes. Estrofes são grupos de versos.
No entanto, os poetas modernistas introduziram o verso livre, despreocupado com essas obrigatoriedades de forma. Este estilo é seguido por grande parte dos autores contemporâneos.

Vamos ler alguns poemas?

Poemas Recados


Poemas Recados

Quer ler mais algumas poesias? Clique no site abaixo e divirta-se!
POESIAS PARA CRIANÇAS

Agora, que tal escrever a sua poesia preferida aqui? Este dia merece a nossa homenagem!

Comenta Recados

3 comentários:

Anônimo disse...

Denise,
Aqui quem fala é o João pedro (2007 b),PARABÉNS PELO SEU ANIVERSÁRIO! EU AMEI O SEU BLOG! ACHO QUE VOCÊ ESTÁ DE PARABÊNS!MUITAS FELICIDADES E ATÉ MINHA PRÓXIMA VISITA( OU SUA, É CLARO).ATÉ MAIS!

Anônimo disse...

professoras
adorei as coisas que vocês colocaram no por exemplo:esse da poesia quando vocês falaram sobre o dia da poesia


beijos

Julia Akemi(professora Márcia)
dia17/03/2008

Anônimo disse...

professoras do colegio santa maria aqui quem fala é a prima da ana carolina do 5ano d.adorei o blog que voces fizeram,foi uma boa idéia.um beijo isabel(prima da ana carolina do 5ano d)