sexta-feira, 28 de março de 2008

Orientando-se pela rosa-dos-ventos

A rosa-dos-ventos, inicialmente, não estava associada aos pontos cardeais, mas à direção ou rumo dos ventos. O termo rosa vem da aparência do desenho que lembra as pétalas dessa flor. Não há um padrão único para a construção de uma rosa-dos-ventos. A figura abaixo é formada por 4 pontos cardeais, 4 pontos colaterais e 8 pontos subcolaterais.
A rosa-dos-ventos é uma figura que mostra a orientação das direções cardeais num mapa ou carta náutica. A utilização de rosas-dos-ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais.
Os quatro pontos cardeais principais são: Norte (0º de azimute cartográfico), Sul (180º), Este ou Leste (90º) e Oeste (270º).
Há também quatro pontos colaterais: Nordeste , Sudeste , Noroeste e Sudoeste.

Esta semana, construímos a nossa rosa-dos-ventos e marcamos os pontos cardeais e colaterais. Estamos utilizando a nossa rosa-dos-ventos para a leitura de mapas em Geografia.



Você sabia?

A palavra "mapa" surgiu na Idade Média e tem provavelmente origem cartaginesa, significando "toalha de mesa". Os navegadores e os negociantes, ao discutir sobre rotas, caminhos e localidades em locais públicos, rabiscavam diretamente nas toalhas (mappas), surgindo então o documento gráfico que era bastante útil a todos.

Vamos aproveitar para estudar um pouco mais, jogando com a Geografia? Clique nas figuras abaixo e boa sorte!