quarta-feira, 30 de abril de 2008

Homenagem ao Dia das Mães


Nathan e a professora Chris deixam uma mensagem de carinho...
Aguardem as próximas manifestações que todas as turmas e professoras estão preparando...

Hoje é um dia especial...
Dia de uma pessoa que já nasceu trazendo a vida e a esperança dentro de si.

De alguém que sempre traz um sorriso guardado para aliviar aquele momento de aflição.

De uma pessoa que me fez ver este mundo comos olhos de arco-íris.

Sei que hoje é apenas uma data para fazer lembrar que todos os dias encontro em você, esteja onde estiver, o colo que me acaricia e anima para o amanhã.

Quero te agradecer, mamãe, por tudo o que tenho aprendido com teu jeito de ser e de ensinar.

Parabéns todos os dias!!!


Parabéns às mães e professoras do Colégio Santa Maria que compartilham o dom de amar e ensinar o melhor.

Parabéns às mães de nossos alunos, pelos filhos especiais.

domingo, 27 de abril de 2008

Mais jogos!

Estes jogos vão ajudar você a treinar a observação, a memória, a percepção visual, além de serem muito divertidos. Clique nos ícones para começar a jogar!

Deixe seu comentário sobre os jogos. Qual você teve mais facilidade?

sábado, 19 de abril de 2008

Datas Comemorativas de Abril










DIA DO ÍNDIO
Curiosidade
Por que 19 de abril é o dia do índio?
Durante a realização do I Congresso Indigenista Interamericano no México, em 1940, os representantes de diversos países americanos decidiram convidar os índios, tema central do Congresso, para o evento. Entretanto, a comissão encarregada de fazer o convite encontrou resistência por parte dos índios que, habituados a perseguições e traições, mantinham-se afastados das reuniões, de nada valendo os esclarecimentos e tentativas dos congressistas. Dias depois, convencidos da importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios resolveram comparecer. Essa data, por sua importância na história do indigenismo das Américas, foi dedicada à comemoração do Dia do Índio. A partir de então, o dia 19 de abril passou a ser consagrado ao Índio, em todo o continente americano.
Fonte: Funai
TIRADENTES









Joaquim José da Silva Xavier passou à História com o nome de Tiradentes. Nasceu em Minas Gerais, em 1746, ficando órfão aos 11 anos. O Padre Domingos, seu irmão, encarregou-se de instruí-lo, de modo que Joaquim José adquiriu sólidos conhecimentos em relação a seu meio e sua época. Ingressando na carreira militar, chegou somente até o posto de alferes. Desgostoso porque não o promoviam, dedicou-se à mineração, mas não obteve sucesso, retomando à cavalaria. Já então o chamavam Tiradentes, pois também trabalhava como prático-dentista. A exemplo de muitos outros, entusiasmou-se com as idéias de liberdade decorrentes da Revolução Francesa. Em 1789, chefiou uma conspiração, a Inconfidência Mineira , a qual fracassou, sendo Tiradentes preso no Rio de Janeiro, onde tencionava fazer a propaganda do movimento revolucionário. Após a morte esquartejaram-no, e os pedaços de seu corpo foram colocados em postes de Vila Rica, para que servissem de exemplo ao povo.

DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Nesses 500 anos que nos separam da expedição cabralina, é importante restabelecer o verdadeiro significado histórico da viagem de Cabral, reduzindo sua dimensão, ainda superestimada na história do Brasil. Em abril de 1500, Cabral apenas chegou em terras ocidentais e a partir daí, a intenção de Portugal sempre foi a de criar uma colônia, e não uma nação.A viagem de Cabral - uma esquadra apenas secundária para coroa portuguesa, de caráter subsidiário à expedição de Vasco da Gama nas Índias - não significou Descobrimento e nem deve ser vista como iniciadora da colonização. Esta, começou de fato, somente por volta de 1532, com a expedição de Martim Afonso de Sousa, que além de ter fundado o primeiro núcleo de colonização - a vila de São Vicente - , trouxe para colônia, as primeiras mudas de cana-de-açúcar, inaugurando o primeiro engenho, no processo de consolidação do Antigo Sistema Colonial.

O Brasil (oficialmente República Federativa do Brasil) é uma república federal situada na América do Sul e tem a quinta maior área do mundo, 8 514 876,599 km², e a quinta maior população do mundo, 188 181 069 habitantes.
O país faz fronteira a norte com a Venezuela, a Guiana, o Suriname e com o departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a sul com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e o Paraguai; a oeste com a Bolívia e o Peru e, por fim a noroeste com a Colômbia. Os únicos países sul-americanos que não têm uma fronteira comum com o Brasil são o Chile e o Equador.
O país é banhado pelo Oceano Atlântico ao longo de toda sua costa, ao nordeste, leste e sudeste. Além do território continental, o Brasil também possui alguns pequenos grupos de ilhas no Oceano Atlântico como exemplo: Penedos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha (região administrativa especial do estado de Pernambuco) e Trindade e Martim Vaz no Espírito Santo. Há também um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas.
O Brasil é dividido administrativa e politicamente em 27 unidades federativas, sendo 26 estados e um distrito federal. Nelas estão divididos os 5.564 municípios do país.
O Brasil obteve sua independência em 7 de setembro de 1822 e transformou-se num Império liderado por D. Pedro I, que foi sucedido por D. Pedro II. Em 1889 é proclamada a República, mantida até hoje.
Apesar de ser o quinto país mais populoso do mundo, o Brasil apresenta uma das mais baixas densidades populacionais. A maior parte da população se concentra ao longo do litoral, apresentando enormes vazios demográficos em seu interior. O clima do país é, predominantemente tropical, com exceção do Sul do país (incluídas partes do estado de São Paulo e extremo sul do Mato Grosso do Sul), que apresenta clima subtropical, com estações razoavelmente bem definidas.
O território brasileiro é largamente coberto por florestas e áreas de agricultura e pecuária, embora a maioria dos brasileiros vivam nas grandes metrópoles do país.Colonizado por Portugal, o Brasil é o único país de língua portuguesa das Américas.
A religião com mais seguidores é o catolicismo, sendo o país com maior número de católicos do mundo. A sociedade brasileira é uma das mais multirraciais do mundo. Cerca de 45% da população tem alguma origem africana e uma parcela considerável possui ascendência indígena. A maioria dos brasileiros possui alguma ascendência portuguesa. Em muitas regiões do Centro-Sul do país os descendentes de imigrantes formam a maioria da população. O Brasil conta com a maior população de origem italiana fora da Itália e a maior população japonesa fora do Japão, além de uma notável diáspora alemã.
O Brasil é hoje, o mais desenvolvido e próspero país da América Latina, além de possuir papel de liderança em seu continente.Culturalmente, o Brasil é o mais notável e importante país de língua portuguesa no mundo. Sua música, literatura, cinema e televisão são consumidas em todo o mundo, especialmente em Portugal, Itália e em outros países de línguas latinas. Em Portugal, o uso de expressões e gírias brasileiras são difundidos, enquanto o oposto não ocorre há séculos.
Para saber mais sobre o descobrimento e algumas controvérsias que existem sobre esse fato, clique nas figuras abaixo:







Deixe seu comentário: Depois de ler estes textos, que informações você destacaria para seus colegas?

Visita ao TEATRO MUNICIPAL

Na última quarta-feira, dia 16 de abril, fizemos uma visita monitorada ao Teatro Municipal.
O Teatro Municipal de São Paulo nasceu embalando os sonhos de uma cidade que crescia com a indústria e o café e que nada queria dever aos grandes centros culturais do mundo naquele início de século. São Paulo se fortalecia com o fim do ciclo da borracha e com a ascensão de seus barões, mas acabara de perder para um incêndio, em 1898, o Teatro São José (Praça João Mendes), palco das suas principais manifestações artísticas. Tornava-se imperativo construir um espaço à altura das grandes companhias estrangeiras.
Após aprovação na Câmara dos Vereadores, o projeto do secretário da Casa, Gomes Cardim, começou a tornar-se realidade. O arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção em 1903 e, após oito anos de trabalho, o Teatro Municipal foi batizado pela ópera Hamlet, de Ambroise Thomas, diante de uma multidão de 20 mil pessoas, que se acotovelava às suas portas. São Paulo se integrava, então, ao roteiro internacional dos grandes espetáculos.
Pelo palco do Teatro Municipal passaram nomes como Maria Callas, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, Claudio Arau, Arthur Rubinstein, Ana Pawlova, Nijinsky, Isadora Duncan, Nureyev, Margot Fonteyn, Baryshnikov, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Vivien Leigh. Tantos nomes, tantos espetáculos e ainda o cenário do movimento que promoveu uma grande transformação cultural no Brasil: a Semana de Arte Moderna de 1922.
A construção do Teatro Municipal foi considerada arrojada para a época. Recebeu influência da Ópera de Paris e sua arquitetura exterior tem traços renascentistas barrocos do século XVII. Em seu interior, muitas obras de arte. Bustos, bronzes, medalhões, paredes decoradas, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores garantem um banquete para os olhos do espectador mais atento. Dois grandes restauros marcaram as mudanças e renovações do Teatro. O primeiro, em 1951, com o arquiteto Tito Raucht, criou novos pavimentos para ampliar os camarins, reduziu os camarotes e instalou o órgão G. Tamburini. O mais recente, de 1986 a 1991, foi comandado pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, restaurando o prédio e implementando estruturas e equipamentos mais modernos.
Hoje, o Teatro Municipal coordena escolas de música e dança e busca desenvolver cada vez mais o trabalho de seus corpos estáveis: a Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Lírico e o Coral Paulistano.
É uma estrutura de quase 900 pessoas, entre técnicos, artistas e funcionários que zelam pela casa.O calendário de eventos traz nomes brasileiros e internacionais, sempre valorizando o trabalho de seus próprios conjuntos. Aos 96 anos, com sua arte, sua história e seus cenários de sonho, este Teatro Municipal quer receber a todos de portas abertas e representar para São Paulo o mesmo que significou ao nascer, em 12 de setembro de 1911.

BubbleShare: Share photos - Powered by

Deixe seu comentário sobre esta visita: o que mais lhe chamou a atenção? Que informações você obteve a respeito desta apresentação?

OPERAÇÃO CATA-BAGULHO



A Prefeitura de São Paulo realizou no último sábado, dia 12 de abril, mais uma operação Cata-Bagulho. Organizada pela Subprefeitura da Cidade Ademar, a 14ª Operação Cata-Bagulho foi realizada na região do Jardim Umuarama, na Praça Luigi Palma e contou com a participação dos alunos do 5º ano A do Colégio Santa Maria, realizando uma oficina de construção de brinquedos a partir da reutilização de materiais.

O objetivo desta Operação era recolher objetos em desuso, como entulhos, móveis, pneus, garrafas e tudo que não tiver mais utilidade e que os moradores colocarem nas calçadas. Lixo orgânico e entulho não foram recolhidos pela operação municipal.
Com essa iniciativa, a prefeitura quer evitar que objetos em desuso sejam jogados em locais impróprios, como aterros clandestinos, terrenos baldios ou córregos - o que pode agravar os alagamentos no período das chuvas. Depois de recolhido, o material será levado para um terreno onde poderá ser selecionado e reaproveitado por organizações não-governamentais. O restante do material irá para os aterros da prefeitura.

Como Educadores Ambientais, nossos alunos estiveram envolvidos nesta operação, ajudando a conscientizar a população que compareceu ao evento da importância dos três Rs: REDUZIR - REUTILIZAR - RECICLAR e alertando para o risco da Dengue, através da distribuição de panfletos.

Parabéns aos Participantes desta Oficina, que ajudaram as pessoas a valorizar esta iniciativa de preservar o meio ambiente e cuidar dos nossos espaços!


BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.

Dia Nacional do Livro Infantil - Monteiro Lobato

Esta semana, no dia 18, tivemos o Dia Nacional do Livro Infantil. A comemoração foi criada em 2000 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em homenagem ao aniversário de um grande escritor brasileiro, o José Bento Monteiro Lobato.

"Um país se faz com homens e livros " (Monteiro Lobato)

Considerado um dos maiores escritores infantis, Monteiro Lobato nasceu em uma fazenda em Taubaté e, além de dedicar-se aos livros infantis, usou a moral e a pedagogia de suas histórias para criticar o comportamento das pessoas e do Estado.
Quem nunca ouviu falar em Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e Marquês de Rabicó? Os personagens dos livros infantis de Lobato são conhecidos em todo país e encantam, até hoje, crianças e adultos.

Monteiro Lobato viveu um tempo como fazendeiro, foi editor de sucesso, mas foi em 1917 como escritor infantil que despertou para o mundo.Escreveu, nesse período, sua primeira história infantil, "A menina do Narizinho arrebitado"
Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. E fez mais: misturou eles todos com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema. No Sítio do Pica-Pau Amarelo, Peter Pan brinca com o Gato Félix, enquanto o saci ensina truques a Chapeuzinho Vermelho no país das maravilhas de Alice.

Mas Monteiro Lobato também fez questão de transmitir conhecimento e idéias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática - aquela em que se aprende brincando.
Ele tinha uma obsessão em seu trabalho: fazer o povo ler. Por isso, até lançou uma editora, a Monteiro Lobato & Cia., em 1920. Em sua carreira, foi consagrado nos trabalhos que fez para adultos, mas especialmente no que escreveu para as crianças.
Monteiro Lobato escreveu as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, que podemos assistir também na televisão atualmente
. As histórias com Narizinho, Emília, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens já marcaram várias gerações desde que ficaram conhecidos já na década de 20 do século passado.
Monteiro Lobato, aproveitou seu talento e sua carreira para contar os costumes da região do Vale do Paraíba, onde nasceu em em 1882 (se ele fosse vivo, teria 121 anos!). Ele é da cidade de Taubaté e a maioria dos seus personagens são inspirados nas pessoas que ele conheceu na sua infância.
Das histórias que escreveu para os adultos, seu personagem mais conhecido foi o Jeca Tatu, que foi usado para propagandas e também é conhecido até hoje. Ele também escrevia crônicas e colunas em jornais.
Monteiro Lobato morreu em 1948, mas até hoje ele é uma figura muito importante da literatura infantil. Mas não é só ele que escreveu livros legais. No Brasil, temos muitos bons autores de livros infantis, cheios de histórias para divertir pessoas de todas as idades.
E agora, com a Internet, temos também os livros virtuais, livros para download, livros de todo jeito e para todos os gostos.
Aproveite a Semana Nacional do Livro para ler bastante. Além de conhecer novas aventuras, você aprenderá um monte. Boa sorte!

Aproveite e deixe seu recadinho: Você já leu algum livro de Monteiro Lobato? Qual você mais gostou e indicaria para seus colegas?

VULCÕES: A FÚRIA ADORMECIDA

Este mês estamos estudando as camadas internas da Terra e fenômenos que podemos observar que têm origem nessas camadas: os vulcões e terremotos. Lemos "Viagem ao centro da Terra", de Júlio Verne, fizemos a videoleitura de um documentário a respeito do livro, fomos ao laboratório observar o que faz o o vulcão entrar em erupção, coletamos dados e pesquisamos sobre esses fenômenos que despertam nossa curiosidade e atenção. Abaixo, colocamos um vídeo sobre a erupção do Etna.




Vocês gostaram do vídeo? Então clique na figura abaixo, que vocês encontrarão mais informações interessantes. No final da página, há outros vídeos e animações explicando a origem dos terremotos.










Abaixo, alguns de nossos momentos no laboratório, nas apresentações dos trabalhos e na videoleitura:

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Cardápio de lanche

Sugestões da turma do 5º ano D
Levando em consideração que um lanche nutritivo precisa ter proteínas, carboidratos , vitaminas e gordura , nossos alunos prepararam o cardápio de uma semana.
Esperamos que os pais consultem seus filhos após essas dicas, ao ir ao supermercado e na escolha de lanches (saudáveis, é claro!) e que nossos alunos coloquem em prática o conhecimento adquirido nessa aula gostosa!!!


2ª feira- leite, pão e maçã.
3ª feira- iogurte, barra de cereal e suco de laranja.
4ªfeira - queijo branco, pão , cenoura e chocolate.
5ª feira- amendoim, pão integral com manteiga e uva.
6ª feira- queijo, bolacha Club Social, vitamina de frutas.
Grupo: Adriana, Isabela, Carolina Santos e Marina

2ª feira -leite, pão integral, melancia e nescau-cereal.
3ª feira- iogurte, pão francês, banana.
4ª feira -vitamina, pão de queijo, laranja e mel.
5ªfeira - queijo, bolacha -água e sal com manteiga, maçã.
6ª feira- yakult, bolo de fubá, morango.
Grupo: Leticia,Stella, Marcela, Carolina Lie e Mariana.

2ª feira- iogurte, pão, banana.
3ªfeira- yakult, sucrilhos e maçã .
4ªfeira- leite com nescau, barra de cereal e suco de uva.
5ªfeira- leite, bolo caseiro, suco de frutas e ovomaltine.
6ªfeira-todinho,club social integral e suco.
Grupo: Rafael, Bruno, Daniel e Kenzo.

2ªfeira- iogurte, pão integral e fruta.
3ªfeira-yakult, cereais,uva.
4ªfeira-leite,bisnaguinhas com manteiga Becel e fruta.
5ªfeira- danone, banana com aveia e suco de maçã.
6ªfeira-iogurte, pão francês com requeijão light e uma fruta.
Grupo: Otavio, Felipe, Matheus Ribeiro, Victor e Guilherme.


2ªfeira-leite, pão francês com peito de peru, fruta.
3ªfeira-iogurte, cereais e suco de morango
4ªfeira-polenguinho, pão integral e fruta.
5ªfeira-todinho, pão francês com manteiga e club social.
6ªfeira-biscoito de polvilho, maçã e suco.
Grupo: Camila, Helena, Ana Corolina e Luanna.

2ªfeira-leite com sucrilhos, fruta e pão.
3ªfeira-iogurte,cereias e suco natural.
4ªfeira-queijo,bolacha e frutas em geral.
5ªfeira-polenguinho,pão de queijo e suco de maracujá
6ªfeira-iogurte,biscoitos de polvilho e manga, chocolate.
Grupo: Verena, Renata, Ana Clara e Júlia.

2ªfeira-leite semi-desnatado, cereais e maçã.
3ªfeira-iogurte, bolacha recheada e banana
4ªfeira-yakult,bisnaguinha e uva.
5ªfeira-queijo branco,abacaxi, amendoim.
6ªfeira-pão de queijo, nozes e suco de caju.
Grupo: Erick B., Igor, Matheus G. e Thiago.

2ªfeira-nescau, sucrilhos e fruta (pera)
3ªfeira-bolo caseiro e suco de uva.
4ªfeira- gelatina, barra de cereal e fruta (uva sem semente)
5ªfeira- queijo com goiabada, iogurte e fruta (maçã)
6ªfeira- yakult, pão com frios e suco.
Professora Chris prepara para o Nathan




quarta-feira, 16 de abril de 2008

Nutrição e Saúde





Algumas dicas da nutricionista Adriana (mãe da aluna Ana Clara 5ºD)
Esperamos ajudar nossos leitores a repensar seus hábitos alimentares.

CAFÉ DA MANHÃ
Você sabia que o café da manhã é a refeição mais importante do dia?Depois de uma noite inteira em jejum, o organismo está faminto e pedindo energia para começar um novo dia. Então você tem que se alimentar muito bem de manhã para repor essas energias. Com elas você terá força para estudar, brincar e praticar esportes. Mas, nem todos os alimentos têm os nutrientes que o seu organismo precisa para passar o dia. Por isso, vamos ver como deve ser a sua primeira refeição, de acordo com os grupos de alimentos:
Proteínas: Leite com achocolatado (atenção, o chocolate é do grupo das gorduras)Carboidratos: Pão francês ou integralGorduras: MargarinaVitaminas, Fibras e Sais Minerais: MamãoClaro que esses alimentos podem ser substituídos por outros que você goste mais. Só não esqueça de escolher um alimento de cada grupo. Assim, você pode variar o cardápio escolhendo:
Proteínas: IogurteCarboidratos: cereais matinais ( sucrilhos por exemplo)Gorduras e açúcares: mel ou requeijãoVitaminas, Fibras e Sais Minerais: banana ou maçã
E não se esqueça, que esta alimentação é só para começar bem o dia. Nas outras refeições você também precisa incluir outros alimentos de cada grupo.
O ALMOÇO
O almoço é uma refeição muito importante. Por isso deve ser completa e conter todos os nutrientes necessários para seu organismo: proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais, fibras, gorduras e água.
Exemplos de um almoço saudável:
- Arroz – fonte de carboidratos- Feijão – fonte de proteína vegetal - Frango assado – fonte de proteína animal- Brócolis refogado – fonte de vitaminas, fibras e sais minerais- Salada de alface e tomate – fonte de vitaminas, fibras e sais minerais- Azeite de oliva – fonte de gordura vegetal- Abacaxi – fonte de água, vitaminas, fibras e sais minerais.
CALORIAS = ENERGIA
Os automóveis queimam gasolina para ter a energia que eles precisam para se mover. Seu corpo queima ( metaboliza )alimentos para produzir energia em forma de calor. Esse calor (caloria ) aquece seu corpo e dá forças para todo movimento que você faz.
O alimento é composto de nutrientes os quais fornecem calorias:
Proteínas
1 grama fornece 4 calorias
Carboidratos
1 grama fornece 4 calorias
Gorduras
1 grama fornece 9 calorias
QUANTAS CALORIAS VOCÊ PRECISA?
Pense nos seus requerimentos de energia como uma conta de banco. Você faz depósitos quando consome calorias. Você faz saques quando seu corpo gasta energia no trabalho. O gasto de energia diário é dividido em duas partes:- Energia que você precisa quando seu corpo está em repouso (metabolismo basal )- Energia que você precisa quando está se movimentando.
Para manter sua quantidade de energia em balanço ,você precisa ingerir calorias suficientes para cobrir seu consumo.
METABOLISMO BASAL
Mesmo quando você está em repouso seu corpo está trabalhando. Seu coração bate. Seus pulmões expandem-se e contraem-se. Seu intestino digere alimentos. Seu fígado processa nutrientes. Suas glândulas secretam hormônios. Seus músculos flexionam .Células enviam impulsos entre elas mesmas e seu cérebro continuamente manda impulsos para toda parte de seu corpo. Essa energia de repouso que seu corpo gasta chama-se METABOLISMO BASAL.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Pequenos gestos , grandes aprendizagens...

"A essência da sabedoria está em se descobrir o sabor do saber"

Nossos alunos estão aproveitando muito as aulas de Ciências!
As aulas práticas de Laboratório; despertam um grande interesse nas turmas, além de propiciar uma situação de investigação, discussão, levantamento de hipóteses e interpretação de resultados obtidos .
Nossos alunos estão sendo orientados a realizar diferentes coleta de dados, realizando descobertas sobre os cientistas, desenvolvendo conceitos relacionado à ciencia, conhecendo teorias, ...
Nossa última Coleta de dados sobre Vulcões e Terremotos acabou transformando-se num Seminário, com direito a.... experimentos, maquetes e cartazes.
Vejam as fotos.


Parabéns turmas!!! Vocês arrasaram...Deram uma aula genial, !!!!

domingo, 6 de abril de 2008

JOGOS DE INTEGRAÇÃO

"As palavras não têm nenhum significado em si mesmas.
Somente as experiências têm significado.
Somente se você experimentou alguma coisa, isso terá algum significado para você."Osho
Jogos de integração – Colégio Santa Maria
BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.
Parabéns aos alunos que participaram dos jogos de integração e cooperação !
Vocês deram um grande exemplo de união e colaboração!
Agradecemos também a todos que colaboraram na Campanha de arrecadação de agasalhos.


No dia 04 de abril foram realizados os Jogos de Integração do Colégio Santa Maria com a participação dos alunos do 3º , 4º e 5º anos.
Os JOGOS DE INTEGRAÇÃO tem por finalidade desenvolver intercâmbio social e esportivo entre os alunos; executar a prática esportiva como instrumento de aproximação e convivência entre pessoas; é a integração entre classes e séries. A competição não é o ponto principal da prática esportiva, ela aparece dentro do processo de evolução do trabalho em equipe e fornece oportunidades preciosas para desenvolver a capacidade e a competência para jogar contra o outro, mas também com o outro. São jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam.

Agora chegou a hora de dizer o que sentimos ! Deixe seu comentário sobre o que você mais gostou deste dia de integração.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

ATUALIDADES

Experiência física quer simular explosão do big-bang



O Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), localizado na Suíça, pretende realizar uma experiência física que permitirá um estudo sobre como foi o big-bang, na qual dois átomos se chocarão a uma velocidade próxima à da luz e, teoricamente, reproduzirá a explosão.
Cientistas querem impedir experiência que irá simular o big-bang
Clique na figura para ler mais sobre o assunto e entenda como será a simulação do big-bang. Depois, deixe seu comentário: Qual a informação mais interessante que você leu?

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Projeto Cartas



Escrever é comunicar-se, é interagir, comunica-se, interage quem tem o que dizer...



As turmas do 5º ano estão participando de um Concurso de Cartas-Correio

Tema: " Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe porque o mundo precisa de mais tolerância"

Conversamos muito sobre esse tema, lemos a respeito , nos solidarizamos com a proposta e esperamos sensibilizar nossos leitores.

Participar desse concurso além de ser um excelente estímulo ao exercício da redação e criatividade, é uma chance de mostrar para o Brasil e para o mundo o talento de nossos alunos e o trabalho de nosso colégio preocupado com sua participação social no exercício da cidadania.

O Projeto Cartas : Papéis que aproximam realidades ; que está dando início com esse concurso, espera despertar o interesse da turma para esse Gênero textual
Se depender das professoras os alunos estarão em breve dizendo: "A carta continua firme e forte", apesar da concorrência (internet,celular).

Iremos nos comunicar com crianças da EMEF Deputado João Sussuma Hirata, durante o ano.

Aguardem nossas cartas.



terça-feira, 1 de abril de 2008

CAMADAS INTERNAS DA TERRA

Vamos rever o conteúdo visto na aula de Ciências?...
Afinal, aqui também se estuda, não é mesmo?...
O planeta Terra em toda sua dimensão esférica possui várias camadas que variam quanto sua composição química e física. Essas camadas estão divididas em:
Crosta: É a parte mais superficial, a primeira camada, basicamente é formada por composição de granito nos continentes e basalto nos oceanos. Essa camada é onde se desenvolve a vida, a espessura é de 5 a 70 km.
Manto: Segunda camada da Terra, formada por minerais, como o silício, ferro e magnésio. Sua temperatura varia de 100o Celsius a 3500o Celsius, a profundidade pode variar conforme a localização: oceano ou continente (30 km a 2900 km)
Núcleo: O núcleo corresponde a 1/3 da massa da Terra e contêm basicamente elementos metálicos (ferro e níquel). O núcleo é dividido em núcleo interno e externo, sendo que os dois possuem um raio 1.250 km, as temperaturas são altíssimas, 5.000oC.
VOCÊ SABIA?
Como achar arcas e baús cheios de ouro? Os mapas dos tesouros nos levam para debaixo da Terra. Foi o que os homens fizeram para procurar as maiores riquezas do planeta. Não acharam baús nem ouro, mas, penetrando cada vez mais fundo, descobriram que a Terra é uma cebola! Ou melhor, o miolo dela é feito em camadas como uma cebola.QUER SABER MAIS?... CLIQUE NA IMAGEM:

CONHEÇA OS 30 MAIORES MISTÉRIOS DA CIÊNCIA (REVISTA SUPERINTERESSANTE)! CLIQUE NA IMAGEM!

Que informação você achou mais interessante? Não deixe de registrar o seu comentário!

ANOTE NA SUA AGENDA!

Sábado, 05/04 (DIA LETIVO), das 8h às 10h30, teremos os JOGOS DE INTEGRAÇÃO: muitas atividades esportivas individuais e coletivas!
VOCÊ não pode perder! É preciso vir uniformizado e ter espírito esportivo!

♥.¸¸.•♥Durante esta semana estaremos arrecadando agasalhos para a GINCANA DA SOLIDARIEDADE!Afinal, o frio está chegando, mas o calor humano não tem estação do ano! ♥.¸¸.•♥
♥.¸¸.•♥Esta é mais uma oportunidade de demonstrar concretamente o grande coração, que você tem!...Um gesto de amor pode aquecer muitos corações! ♥.¸¸.•♥

VOCÊ NÃO VAI FICAR DE FORA, CERTO?...PODEMOS CONTAR COM VOCÊ?...