"Um país se faz com homens e livros " (Monteiro Lobato)
Considerado um dos maiores escritores infantis, Monteiro Lobato nasceu em uma fazenda em Taubaté e, além de dedicar-se aos livros infantis, usou a moral e a pedagogia de suas histórias para criticar o comportamento das pessoas e do Estado.
Quem nunca ouviu falar em Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e Marquês de Rabicó? Os personagens dos livros infantis de Lobato são conhecidos em todo país e encantam, até hoje, crianças e adultos.
Monteiro Lobato viveu um tempo como fazendeiro, foi editor de sucesso, mas foi em 1917 como escritor infantil que despertou para o mundo.Escreveu, nesse período, sua primeira história infantil, "A menina do Narizinho arrebitado"
Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. E fez mais: misturou eles todos com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema. No Sítio do Pica-Pau Amarelo, Peter Pan brinca com o Gato Félix, enquanto o saci ensina truques a Chapeuzinho Vermelho no país das maravilhas de Alice.
Mas Monteiro Lobato também fez questão de transmitir conhecimento e idéias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática - aquela em que se aprende brincando.
Ele tinha uma obsessão em seu trabalho: fazer o povo ler. Por isso, até lançou uma editora, a Monteiro Lobato & Cia., em 1920. Em sua carreira, foi consagrado nos trabalhos que fez para adultos, mas especialmente no que escreveu para as crianças.
Monteiro Lobato escreveu as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, que podemos assistir também na televisão atualmente
. As histórias com Narizinho, Emília, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens já marcaram várias gerações desde que ficaram conhecidos já na década de 20 do século passado.Ele tinha uma obsessão em seu trabalho: fazer o povo ler. Por isso, até lançou uma editora, a Monteiro Lobato & Cia., em 1920. Em sua carreira, foi consagrado nos trabalhos que fez para adultos, mas especialmente no que escreveu para as crianças.
Monteiro Lobato escreveu as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, que podemos assistir também na televisão atualmente
Monteiro Lobato, aproveitou seu talento e sua carreira para contar os costumes da região do Vale do Paraíba, onde nasceu em em 1882 (se ele fosse vivo, teria 121 anos!). Ele é da cidade de Taubaté e a maioria dos seus personagens são inspirados nas pessoas que ele conheceu na sua infância.
Das histórias que escreveu para os adultos, seu personagem mais conhecido foi o Jeca Tatu, que foi usado para propagandas e também é conhecido até hoje. Ele também escrevia crônicas e colunas em jornais.
Monteiro Lobato morreu em 1948, mas até hoje ele é uma figura muito importante da literatura infantil. Mas não é só ele que escreveu livros legais. No Brasil, temos muitos bons autores de livros infantis, cheios de histórias para divertir pessoas de todas as idades.
E agora, com a Internet, temos também os livros virtuais, livros para download, livros de todo jeito e para todos os gostos.
Aproveite a Semana Nacional do Livro para ler bastante. Além de conhecer novas aventuras, você aprenderá um monte. Boa sorte!
Aproveite e deixe seu recadinho: Você já leu algum livro de Monteiro Lobato? Qual você mais gostou e indicaria para seus colegas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário