quarta-feira, 16 de abril de 2008

Nutrição e Saúde





Algumas dicas da nutricionista Adriana (mãe da aluna Ana Clara 5ºD)
Esperamos ajudar nossos leitores a repensar seus hábitos alimentares.

CAFÉ DA MANHÃ
Você sabia que o café da manhã é a refeição mais importante do dia?Depois de uma noite inteira em jejum, o organismo está faminto e pedindo energia para começar um novo dia. Então você tem que se alimentar muito bem de manhã para repor essas energias. Com elas você terá força para estudar, brincar e praticar esportes. Mas, nem todos os alimentos têm os nutrientes que o seu organismo precisa para passar o dia. Por isso, vamos ver como deve ser a sua primeira refeição, de acordo com os grupos de alimentos:
Proteínas: Leite com achocolatado (atenção, o chocolate é do grupo das gorduras)Carboidratos: Pão francês ou integralGorduras: MargarinaVitaminas, Fibras e Sais Minerais: MamãoClaro que esses alimentos podem ser substituídos por outros que você goste mais. Só não esqueça de escolher um alimento de cada grupo. Assim, você pode variar o cardápio escolhendo:
Proteínas: IogurteCarboidratos: cereais matinais ( sucrilhos por exemplo)Gorduras e açúcares: mel ou requeijãoVitaminas, Fibras e Sais Minerais: banana ou maçã
E não se esqueça, que esta alimentação é só para começar bem o dia. Nas outras refeições você também precisa incluir outros alimentos de cada grupo.
O ALMOÇO
O almoço é uma refeição muito importante. Por isso deve ser completa e conter todos os nutrientes necessários para seu organismo: proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais, fibras, gorduras e água.
Exemplos de um almoço saudável:
- Arroz – fonte de carboidratos- Feijão – fonte de proteína vegetal - Frango assado – fonte de proteína animal- Brócolis refogado – fonte de vitaminas, fibras e sais minerais- Salada de alface e tomate – fonte de vitaminas, fibras e sais minerais- Azeite de oliva – fonte de gordura vegetal- Abacaxi – fonte de água, vitaminas, fibras e sais minerais.
CALORIAS = ENERGIA
Os automóveis queimam gasolina para ter a energia que eles precisam para se mover. Seu corpo queima ( metaboliza )alimentos para produzir energia em forma de calor. Esse calor (caloria ) aquece seu corpo e dá forças para todo movimento que você faz.
O alimento é composto de nutrientes os quais fornecem calorias:
Proteínas
1 grama fornece 4 calorias
Carboidratos
1 grama fornece 4 calorias
Gorduras
1 grama fornece 9 calorias
QUANTAS CALORIAS VOCÊ PRECISA?
Pense nos seus requerimentos de energia como uma conta de banco. Você faz depósitos quando consome calorias. Você faz saques quando seu corpo gasta energia no trabalho. O gasto de energia diário é dividido em duas partes:- Energia que você precisa quando seu corpo está em repouso (metabolismo basal )- Energia que você precisa quando está se movimentando.
Para manter sua quantidade de energia em balanço ,você precisa ingerir calorias suficientes para cobrir seu consumo.
METABOLISMO BASAL
Mesmo quando você está em repouso seu corpo está trabalhando. Seu coração bate. Seus pulmões expandem-se e contraem-se. Seu intestino digere alimentos. Seu fígado processa nutrientes. Suas glândulas secretam hormônios. Seus músculos flexionam .Células enviam impulsos entre elas mesmas e seu cérebro continuamente manda impulsos para toda parte de seu corpo. Essa energia de repouso que seu corpo gasta chama-se METABOLISMO BASAL.