terça-feira, 1 de abril de 2008

CAMADAS INTERNAS DA TERRA

Vamos rever o conteúdo visto na aula de Ciências?...
Afinal, aqui também se estuda, não é mesmo?...
O planeta Terra em toda sua dimensão esférica possui várias camadas que variam quanto sua composição química e física. Essas camadas estão divididas em:
Crosta: É a parte mais superficial, a primeira camada, basicamente é formada por composição de granito nos continentes e basalto nos oceanos. Essa camada é onde se desenvolve a vida, a espessura é de 5 a 70 km.
Manto: Segunda camada da Terra, formada por minerais, como o silício, ferro e magnésio. Sua temperatura varia de 100o Celsius a 3500o Celsius, a profundidade pode variar conforme a localização: oceano ou continente (30 km a 2900 km)
Núcleo: O núcleo corresponde a 1/3 da massa da Terra e contêm basicamente elementos metálicos (ferro e níquel). O núcleo é dividido em núcleo interno e externo, sendo que os dois possuem um raio 1.250 km, as temperaturas são altíssimas, 5.000oC.
VOCÊ SABIA?
Como achar arcas e baús cheios de ouro? Os mapas dos tesouros nos levam para debaixo da Terra. Foi o que os homens fizeram para procurar as maiores riquezas do planeta. Não acharam baús nem ouro, mas, penetrando cada vez mais fundo, descobriram que a Terra é uma cebola! Ou melhor, o miolo dela é feito em camadas como uma cebola.QUER SABER MAIS?... CLIQUE NA IMAGEM:

CONHEÇA OS 30 MAIORES MISTÉRIOS DA CIÊNCIA (REVISTA SUPERINTERESSANTE)! CLIQUE NA IMAGEM!

Que informação você achou mais interessante? Não deixe de registrar o seu comentário!

Nenhum comentário: