sábado, 19 de abril de 2008

Datas Comemorativas de Abril










DIA DO ÍNDIO
Curiosidade
Por que 19 de abril é o dia do índio?
Durante a realização do I Congresso Indigenista Interamericano no México, em 1940, os representantes de diversos países americanos decidiram convidar os índios, tema central do Congresso, para o evento. Entretanto, a comissão encarregada de fazer o convite encontrou resistência por parte dos índios que, habituados a perseguições e traições, mantinham-se afastados das reuniões, de nada valendo os esclarecimentos e tentativas dos congressistas. Dias depois, convencidos da importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios resolveram comparecer. Essa data, por sua importância na história do indigenismo das Américas, foi dedicada à comemoração do Dia do Índio. A partir de então, o dia 19 de abril passou a ser consagrado ao Índio, em todo o continente americano.
Fonte: Funai
TIRADENTES









Joaquim José da Silva Xavier passou à História com o nome de Tiradentes. Nasceu em Minas Gerais, em 1746, ficando órfão aos 11 anos. O Padre Domingos, seu irmão, encarregou-se de instruí-lo, de modo que Joaquim José adquiriu sólidos conhecimentos em relação a seu meio e sua época. Ingressando na carreira militar, chegou somente até o posto de alferes. Desgostoso porque não o promoviam, dedicou-se à mineração, mas não obteve sucesso, retomando à cavalaria. Já então o chamavam Tiradentes, pois também trabalhava como prático-dentista. A exemplo de muitos outros, entusiasmou-se com as idéias de liberdade decorrentes da Revolução Francesa. Em 1789, chefiou uma conspiração, a Inconfidência Mineira , a qual fracassou, sendo Tiradentes preso no Rio de Janeiro, onde tencionava fazer a propaganda do movimento revolucionário. Após a morte esquartejaram-no, e os pedaços de seu corpo foram colocados em postes de Vila Rica, para que servissem de exemplo ao povo.

DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Nesses 500 anos que nos separam da expedição cabralina, é importante restabelecer o verdadeiro significado histórico da viagem de Cabral, reduzindo sua dimensão, ainda superestimada na história do Brasil. Em abril de 1500, Cabral apenas chegou em terras ocidentais e a partir daí, a intenção de Portugal sempre foi a de criar uma colônia, e não uma nação.A viagem de Cabral - uma esquadra apenas secundária para coroa portuguesa, de caráter subsidiário à expedição de Vasco da Gama nas Índias - não significou Descobrimento e nem deve ser vista como iniciadora da colonização. Esta, começou de fato, somente por volta de 1532, com a expedição de Martim Afonso de Sousa, que além de ter fundado o primeiro núcleo de colonização - a vila de São Vicente - , trouxe para colônia, as primeiras mudas de cana-de-açúcar, inaugurando o primeiro engenho, no processo de consolidação do Antigo Sistema Colonial.

O Brasil (oficialmente República Federativa do Brasil) é uma república federal situada na América do Sul e tem a quinta maior área do mundo, 8 514 876,599 km², e a quinta maior população do mundo, 188 181 069 habitantes.
O país faz fronteira a norte com a Venezuela, a Guiana, o Suriname e com o departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a sul com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e o Paraguai; a oeste com a Bolívia e o Peru e, por fim a noroeste com a Colômbia. Os únicos países sul-americanos que não têm uma fronteira comum com o Brasil são o Chile e o Equador.
O país é banhado pelo Oceano Atlântico ao longo de toda sua costa, ao nordeste, leste e sudeste. Além do território continental, o Brasil também possui alguns pequenos grupos de ilhas no Oceano Atlântico como exemplo: Penedos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha (região administrativa especial do estado de Pernambuco) e Trindade e Martim Vaz no Espírito Santo. Há também um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas.
O Brasil é dividido administrativa e politicamente em 27 unidades federativas, sendo 26 estados e um distrito federal. Nelas estão divididos os 5.564 municípios do país.
O Brasil obteve sua independência em 7 de setembro de 1822 e transformou-se num Império liderado por D. Pedro I, que foi sucedido por D. Pedro II. Em 1889 é proclamada a República, mantida até hoje.
Apesar de ser o quinto país mais populoso do mundo, o Brasil apresenta uma das mais baixas densidades populacionais. A maior parte da população se concentra ao longo do litoral, apresentando enormes vazios demográficos em seu interior. O clima do país é, predominantemente tropical, com exceção do Sul do país (incluídas partes do estado de São Paulo e extremo sul do Mato Grosso do Sul), que apresenta clima subtropical, com estações razoavelmente bem definidas.
O território brasileiro é largamente coberto por florestas e áreas de agricultura e pecuária, embora a maioria dos brasileiros vivam nas grandes metrópoles do país.Colonizado por Portugal, o Brasil é o único país de língua portuguesa das Américas.
A religião com mais seguidores é o catolicismo, sendo o país com maior número de católicos do mundo. A sociedade brasileira é uma das mais multirraciais do mundo. Cerca de 45% da população tem alguma origem africana e uma parcela considerável possui ascendência indígena. A maioria dos brasileiros possui alguma ascendência portuguesa. Em muitas regiões do Centro-Sul do país os descendentes de imigrantes formam a maioria da população. O Brasil conta com a maior população de origem italiana fora da Itália e a maior população japonesa fora do Japão, além de uma notável diáspora alemã.
O Brasil é hoje, o mais desenvolvido e próspero país da América Latina, além de possuir papel de liderança em seu continente.Culturalmente, o Brasil é o mais notável e importante país de língua portuguesa no mundo. Sua música, literatura, cinema e televisão são consumidas em todo o mundo, especialmente em Portugal, Itália e em outros países de línguas latinas. Em Portugal, o uso de expressões e gírias brasileiras são difundidos, enquanto o oposto não ocorre há séculos.
Para saber mais sobre o descobrimento e algumas controvérsias que existem sobre esse fato, clique nas figuras abaixo:







Deixe seu comentário: Depois de ler estes textos, que informações você destacaria para seus colegas?

Nenhum comentário: