terça-feira, 26 de agosto de 2008

JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM - 2008

A Educação Física dos 5º anos do Colégio Santa Maria abordou os Jogos Olímpicos como matéria de estudo para seus alunos. Foram elaboradas lições onde os alunos deveriam pesquisar junto a diferentes fontes de informações a origem, a história, as Olimpíadas da era antiga e moderna, quais as modalidades antigas e modernas e qual o significado dos aros Olímpicos.
Também solicitamos que nossos alunos se empenhassem em pesquisar o esporte dentro do nosso país, pedindo a eles quais seriam os esportes com chances e quais atletas poderiam trazer medalhas.
As lições foram feitas em folhas como podem ser vistas abaixo e foram discutidas em sala de aula.
Na quadra, no campo e na pista, os alunos vivenciam as modalidades Olímpicas, procurando realizar os movimentos de acordo com o que eles viram os atletas realizando nas Olimpíadas.
Como última discussão, a Educação Física abordou a hegemonia nos esportes, quais países sempre vencem as mesmas modalidades, a quanto tempo isto ocorre, em quais esportes caíram aqueles países que sempre venciam, por que certos países sempre vencem em certas modalidades e qual a influência da cultura de cada pais sobre determinados esportes.
Como todos podem perceber, procuramos dar a importância exata que as Olimpíadas exercem perante o mundo para nossos alunos, sua cultura e seus aspectos mais importantes como objeto de ensino e aprendizagem.

E você, conseguiu acompanhar as diversas competições que aconteceram nestas últimas semanas? Qual a modalidade esportiva que mais chamou sua atenção?Conte para nós o que para você foi mais significativo nestas Olimpíadas.

Nenhum comentário: