domingo, 31 de agosto de 2008

Conhecendo a autora Índigo

"Ainda hoje o papel intelectual da mulher na sociedade brasileira não corresponde à sua verdadeira importância", diz Rufatto. Este escritor reuniu neste livro escritoras que já alcançaram o sucesso e outras que prometem em pouco tempo integrar esse bem-sucedido time. Todas as escritoras reunidas aqui começaram a publicar a partir de 1990.
Índigo participa da antologia "25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira".
Sobre Índigo (pseudônimo de Ana Cristina Araújo Ayer de Oliveira):





Formou-se em jornalismo. Iniciou sua trajetória literária em 1997 quando lançou o primeiro site de literatura na internet brasileira. Este site é mantido até hoje e serve de laboratório de criação para seus livros. Seu primeiro livro, "Saga Animal", romance infanto-juvenil, foi lançado em 2001.
Depois, em 2003 vieram "Festa da Mexerica" - contos e "Caixinha de Madeira" - romance.
Recentemente, pela editora Escala Editorial, lançou uma adaptação de "Viagem ao Centro da Terra", de Julio Verne. A literatura de Índigo combina um rico universo infantil com um humor sagaz e muito particular.
O discurso em primeira pessoa, justamente o da máxima intimidade, é o mais constante nas narrativas de Índigo. É ele que torna mais estranho e engraçado tudo o que seus protagonistas mais estranhos e engraçados têm a contar. Nos romances, o determinado e atrapalhado Ígor de Saga animal e Um dálmata descontrolado, a insegura Ágata de Perdendo perninhas, o recém-nascido Heitor d'A maldição da moleira e, na coletânea de contos Festa da mexerica, a Prodigiosa Pâmela de Mickey em mim e a irritada garota sem nome de Tempo congelado, todos esses narradores conseguem seduzir o leitor logo nas primeiras linhas porque rapidamente o convencem, falando diretamente com ele, de que é tudo verdade, aconteceu assim mesmo, sem tirar nem pôr. São narradores diferentes, em situações muito diferentes, mas todos se expressam de maneira semelhante - o mesmo vocabulário, as mesmas gírias, a mesma deliciosa ironia - porque são todos a mesma pessoa: Índigo.
Eles são a Índigo de carne e osso, que pode ser encontrada nos pontos mais descontraídos da Vila Madalena, eles também são a Índigo digital, que pode ser encontrada on-line no Diário da Odalisca (http://diariodaodalisca.zip.net/).
Clique na imagem abaixo para ler uma entrevista feita com a autora:





Afinal, se você foi seduzido pelos romances e pelos contos, o que poderia ser melhor do que conhecer pessoalmente o protagonista de cada um deles? O que poderia ser mais estimulante do que saber a opinião deles sobre os mais diferentes assuntos, principalmente sobre tudo o que ainda não foi parar num desses livros? Conhecer pessoalmente Índigo é conhecer pessoalmente seus personagens depois do expediente, fora do local de trabalho.
Prepare-se para este encontro, que será na próxima segunda-feira, dia 08 de setembro.

13 comentários:

Anônimo disse...

professores,
nos adoramos saber um pouco sobre a Indigo.
ESTAMOS ANCIOSAS PARA CONHECE-LA!!!
beijos !!!
fernanda rossi e beatriz brandao
5 ano C

Anônimo disse...

Conhecendo mais sobre sua vida e pensamentos achei ela uma autora muito legal, interessante e diferente.Mas ninguém é igual afinal.


Alina B.-5°ano C

Anônimo disse...

gostei da entreviata com a índigo mas vai ser mais interesante ao vivo mas infelismente eu vo viajar então não irei estar aqui no Santa e gostaria que publicassem a entrevista feita aqui no colégio.
Valeu!!!

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante da entrevista com a Ìndigo mais vai ser mais interessante ao vivo no colégio.
Mateus Arena.

Anônimo disse...

Denise
Eu e o André vamos fazer nossas perguntas para a Índigo aqui:
André:Por que você quis escrever o livro "Saga Animal"?O que te inspirou?
Giulia:Por que você quis escrever o livro"O Último Mágico de Bolabambolim"?O que te inspirou?
André e
Giulia

Anônimo disse...

Indígo seu livro 'O ultimo ´mágico de bola banbolin' esta muito legal até agora espero que o livro fique ainda melhor, abraços
Vitor Bean

Anônimo disse...

Olá Denise, e outras professoras,tudo bem,hoje dia 1/9/2008 li o blog da Índigo e gostei muito.Enclusive sobre os livros dela.

Beijos

Natalie

Anônimo disse...

44Índigo,gostamos bastante de seus trabalhos ,seus livros são muito legais
um grande beijo
nathalia,flávia.

Anônimo disse...

Nós gostamos muito do livro "O último mágico de Bolabambolim". Gostaríamos de ler vários outros livros.
Eduardo e Rafael

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante as informações sobre a Índigo, principalmente que ela ganhou o apelido Índigo porque ela trabalhava em uma cafeteria nos Estados Unidos chamada Índigo.
Camila Marques.

Eu achei interessante que a Índigo lançou seu primeiro livro em 1997 chamado Saga Animal.
Amanda Simas.

Anônimo disse...

Índigo adoramos o seu livro o "O Ultimo Mágico de Bolabambolim"
um abraço Daniella e Rafaela

Anônimo disse...

Nós gostamos muito da entrevista do MC com a Índigo.Gostamos também da vida da autora e do motivo que ela deu para explicar o porquê do nome escolhido.
Rafaella e Mariana Caselli

Anônimo disse...

Índigo,

Achamos muito interessante o que você escreveu sobre a sua vida.Gostamos muito do livro que você escreveu chamado-se:O Último Mágico de Bolabambolim.
Laura e Júlia -10 anos-5°