domingo, 12 de outubro de 2008

VIVA O DIA DA LEITURA!

Estado de São Paulo comemora o Dia da Leitura

Iniciativa do Instituto Ecofuturo, Secretaria de Estado da Cultura e do deputado José Augusto (PSDB) oficializa o dia 12 de outubro como Dia Estadual da Leitura. A mesma lei está em tramitação em Brasília, por iniciativa do senador Cristovam Buarque (PDT-DF)
A partir deste ano, o Dia das Crianças é também o Dia da Leitura no Estado de São Paulo. A proposta do Instituto Ecofuturo pela instituição da data, encaminhada à Secretaria de Cultura do Estado, em 2006, e que recebeu também o apoio do deputado José Augusto (PSDB), agora é oficial em São Paulo.
Para sensibilizar pais e educadores para a importância de oferecer leitura para as crianças desde o nascimento, o próximo dia 12 de outubro terá uma extensa programação com leitura para crianças e adultos em vários locais de São Paulo, além de oficinas para educadores. A ação tem apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - Poiesis, São Paulo Estado de Leitores, Fundação Victor Civita, CBL - Câmara Brasileiro do Livro e ANL - Associação Nacional de Livrarias.
O Dia da Leitura convidará a todos que leiam para as crianças no domingo, dia 12 de outubro, incentivando nelas a vontade de ler, numa iniciativa batizada de "Brincar de Ler". Há inúmeras razões para ler com e para as crianças e é preciso iniciá-las desde bebês, seja porque isso contribui para o aumento de vocabulário, seja porque contribui com seu desenvolvimento intelectual. Mais do que isso, ler para elas é um ato de afeto.
"Um hábito cultural, como a leitura, se desenvolve por convívio e por contato, nasce da experimentação. Esta é uma oportunidade de aproveitar um dia já existente, o dia 12 de outubro, no qual, desde 1924, a sociedade brasileira celebra a infância, para criar uma possibilidade de mobilização educativa, que chame a atenção de adultos e educadores para a importância de oferecer livros de literatura para bebês e crianças em fase pré-escolar", informa Christine Fontelles, diretora de Cultura e Educação do Instituto Ecofuturo. Segundo dados do INAF o "gosto" pela leitura, em 47%, é influência das mães; 36% dos professores e 24% dos pais.
Programação terá leitura de histórias
Uma rede de ações integradas em torno do mote "Brincar de Ler" está sendo costurada com bibliotecas públicas e comunitárias, CEUS, agentes de saúde e comunitários e organizações que já realizam ações de promoção de leitura. "A idéia é fazer com que a cidade de São Paulo respire e inspire leitura no próximo dia 12 de outubro", enfatiza Christine. Para isso uma programação variada e que contemple todas as idades está sendo elaborada em conjunto com as Secretaria de Estado da Cultura.
Entre as ações está a leitura para bebês, crianças e adultos em locais públicos e de grande movimento como praças, parques públicos e shoppings. Algumas unidades dos CEUS, bibliotecas públicas e todas as 75 comunitárias da Rede Ler é Preciso funcionarão no domingo, dia 12 de outubro, realizando leituras e outras atividades. Uma programação especial acontece na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, com leitura e contação de histórias e oficinas de confecção de brinquedos. Os escritores Heloísa Prieto e Daniel Munduruku falam com o público e contam histórias às 10 horas e às 12 horas, o poeta Leonir Alves faz uma oficina de poesias voltada para as crianças. Durante todo o dia, uma barraca montada no jardim venderá livros a preços promocionais.
Contadores de histórias animam, das 14 às 18 horas, o Centro Cultural São Paulo. Promotores visitarão parques públicos e temáticos, como o Parque da Mônica e Parque da Xuxa, entre outros, distribuindo o Passaporte Brincar de Ler - um guia de 23 páginas, escrito pela educadora Maria Betânia Ferreira, que traz dicas de como implantar o gosto pela leitura em crianças desde o nascimento, mesmo que os pais sejam analfabetos. Uma outra publicação do Ecofuturo, o Passaporte da Leitura e Escrita será encartado, na edição de outubro, para todos os 110 mil assinantes de São Paulo, da Revista Nova Escola, da Editora Abril, para que professores e educadores abracem a idéia do Dia da Leitura. Vale ressaltar que todas as 614 Bibliotecas Públicas de São Paulo receberão o Passaporte Brincar de Ler.
O Dia da Leitura conta com um site www.diadaleitura.org.br, onde os internautas poderão colocar depoimentos e fotos de ações que fazem ou irão fazer no próximo dia 12 de outubro pelo incentivo à leitura. O Instituto Ecofuturo também está lançando o Compromisso Prefeito Amigo da Leitura, uma ação para que todos os candidatos a prefeito apóiem, se eleitos ou reeleitos, a criação e manutenção de Bibliotecas Públicas, Comunitárias e Escolares.
73% dos brasileiros não vão a bibliotecas
O perfil do leitor brasileiro que freqüenta bibliotecas está distante do ideal, pois 73% dos brasileiros não freqüentam uma biblioteca. Entre os motivos as dificuldades de acesso estão entre as principais alegações de quem já é leitor, seguida pela falta de dinheiro (18%), falta de bibliotecas (15%) e de livrarias (8%). Apenas 1 em cada 4 estudantes freqüenta bibliotecas públicas municipais. O uso de bibliotecas diminui com o fim da vida escolar: cai de 62% entre adolescentes para menos de 20% na fase adulta; 12% aos 50 anos; até chegar aos 3% acima de 70 anos.
O problema ocasionado por esta baixíssima freqüência é a quebra no convívio com os livros, visto que 89% dos municípios brasileiros não têm livraria e há poucas bibliotecas públicas para abastecer de leituras a população. A pesquisa aponta também que romance, literatura infantil e poesia estão entre os cinco gêneros mais lidos e 45% dos leitores chegam até os livros por meio de empréstimos de outras pessoas. A maioria dos leitores entre 5 e 24 anos tem acesso aos livros via biblioteca escolar.
Com apenas 13 anos, o garoto Petrus de Oliveira Tiveron, que participou do 6º Concurso de Redação Ler é Preciso, revela com naturalidade o que pesquisadores levam anos para comprovar:
"Podemos não aprender a ler e escrever na barriga da mãe, mas lá é que as nossas palavras são feitas, e quando nascemos elas estão somente esperando em nossa boca para sair e se soltarem no mundo".

Clique no site abaixo para saber mais novidades:

Canal do Livro

E para você, qual a importância da leitura? Qual o livro que mais despertou sua atenção e que você gostaria de indicar a seus colegas? Deixe seu recadinho para nós!

Nenhum comentário: