(Fonte: Revista Nova Escola)
A proximidade das eleições nos faz colocar também neste BLOG, este tema tão atual e que afeta (diretamente ou indiretamente) nossa vida. Então, vamos apresentar-lhes alguns assuntos importantes, antes de você nos dizer, qual é o candidato ideal, na sua opinião. Uma vez que, seu voto ainda não será computado, é preciso ainda assim, saber o que acontece na sua cidade, no seu estado, no seu país, não é mesmo?...
Fique por dentro do assunto - ELEIÇÕES 2008:
Quando serão as eleições?O primeiro turno será no dia 5 de outubro, das 8h às 17h, e o segundo turno no dia 26 de outubro, no mesmo horário.
Que cargos estão em jogo?Os eleitores escolherão candidatos para cargos municipais: prefeito e vereadores. Serão eleitos 5.564 prefeitos para todos os municípios do Brasil.
Quem tem que votar?Os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são obrigados a votar. Para os jovens entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos, analfabetos e inválidos o voto é facultativo.
Quando começa a propaganda obrigatória no rádio e na TV?Para o primeiro turno, o horário eleitoral obrigatório começa no dia 19 de agosto e vai até 2 de outubro. No segundo turno, a propaganda no rádio e TV começa no dia 13 de outubro e dura até 24 de outubro.
PERFIL ELEITORAL DE SÃO PAULO:
8.150.558 - ELEITORES
CONHEÇA OS CANDIDATOS À PREFEITURA DE SÃO PAULO E SUAS PROPOSTAS (CLIQUE NO GRÁFICO):
Como funcionam as eleições para prefeituras e câmaras municipais do nosso país? Será que todos os cidadãos podem concorrer à vaga de prefeito ou vereador? Não. Para se candidatar a qualquer cargo político aqui no Brasil, o cidadão precisa cumprir algumas exigências da Constituição, do Código Eleitoral e da Lei das Eleições. Precisa ser brasileiro, estar em dia com o serviço militar, ser um eleitor quite com a Justiça Eleitoral, estar filiado a um partido político, ser alfabetizado e ter a idade mínima exigida (18 anos no caso do vereador; 21 anos para deputado, prefeito e vice-prefeito; 30 anos para governador e vice-governador; 35 anos para presidente e vice-presidente da República e senador).
Ah, outro detalhe é que um cidadão que vota numa cidade do interior do Pará não pode sair candidato a vereador de um município de Fortaleza, por exemplo.
(Fonte: http://www.plenarinho.gov.br/)
E, ENTÃO APRENDEU MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO TÃO PRESENTE EM NOSSAS VIDAS?...NÃO ADIANTA SÓ RECLAMAR, SE NÃO TIVER PROPOSTAS; ALTERNATIVAS; OPÇÕES. PARTICIPAR DESSES ASSUNTOS É FUNDAMENTAL PARA DEIXAR NOSSA VIDA MAIS PARECIDA COM O QUE GOSTARÍAMOS QUE FOSSE. DÁ TRABALHO SER CIDADÃO! MAS VALE A PENA!
Na próxima aula de informática, iremos explorar um site, cujo principal assunto é ELEIÇÕES, votar, enviar textos, dúvidas, críticas e sugestões. Enfim, fazer valer o nosso papel de cidadãos!
AGORA, DIGA PARA NÓS:
Qual é o candidato ideal?...
Você ou sua família assistem ao Horário Eleitoral na tevê?...Por quê?
Seus pais já têm definido em quem irão votar?...
Nenhum comentário:
Postar um comentário