sábado, 31 de maio de 2008

5 de Junho Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

5 DE JUNHO
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA
ECOLOGIA
HISTÓRICO SOBRE O DIA MUNDIAL
DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho.
A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.
Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.



ÁGUA CRISTALINA
Autora: Mírian Warttusch

Água Cristalina, água cristalina
Nascendo do veio da pedra
Forma as cachoeiras
Água cristalina!

Água cristalina, água cristalina
Nascendo do seio da terra
Vai formando os rios
Água cristalina!
Ao caira terra
Chuva boa encerra
A forma de amor
Engrossando os mares
Em tantos lugares
É nosso fervor!
Nossa água benta
Fonte que alimenta
E fortalece a fé!
É fonte da vida
Linda, assim, nascida,
Nossa água é:
Presença
Divina
Água cristalina...
Presença
Divina
Água cristalina...

E você, o que você já faz para preservar o meio ambiente? Deixe suas dicas para seus colegas.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dez Mandamentos dos Amigos do Planeta

"Não são nossas habilidades que revelam quem realmente somos, são as nossas ações que nos revelam." Harry Potter e a Câmara Secreta

Um mundo melhor começa em nós!
1. Só jogue lixo no lugar certo.

2. Poupe água e energia.
3. Não desperdice.
4. Cuide dos animais e plantas.

5. Cuide das árvores.

6. Não polua.

7.Participe da coleta seletiva de lixo.

8. Conheça e conviva com a natureza.

9. A natureza não vota e nem se defende. Faça você por ela.

10. Crie um clube de amigos do planeta na escola. Faça você por ela!

DICIONÁRIO DO AMBIENTE

Dicionário Do Ambiente

ABIÓTICO - Caracterizado pela ausência de vida."Lugar ou processo sem seres vivos" (Goodland, 1975)."Substâncias abióticas são compostos inorgânicos e orgânicos básicos, como água, dióxido de carbono, oxigênio, cálcio, nitrogênio e sais de fósforo, aminoácidos e ácidos húmicos etc. O ecossistema (...) inclui tanto os organismos (comunidade biótica) como um ambiente abiótico" (Odum, 1972)."O mesmo que azóico, isto é, período da história física da Terra (...) sem organismos vivos" (Guerra, 1978).

AERÓBIO/ANAERÓBIO - Aeróbios são organismos para os quais o oxigênio livre do ar é imprescindível à vida. Os anaeróbios, ao contrário, não requerem ar ou oxigênio livre para manter a vida; aqueles que vivem somente na total ausência do oxigênio livre são os anaeróbios estritos ou obrigatórios; os que vivem tanto na ausência quanto na presença de oxigênio livre são os anaeróbios facultativos."Aeróbio diz se de um organismo que não pode viver em ausência do oxigênio" (Dajoz, 1973).
BIOCLIMA - Relação entre o clima e os organismos vivos. As condições atmosféricas, principalmente a temperatura, a umidade e a insolação, são um dos fatores determinantes de distribuição geográfica das plantas, o que levou à criação de uma classificação climática da cobertura vegetal. Algumas espécies também estão ligadas a zonas climáticas, embora outras sejam adaptáveis a ampla variedade de climas. "Área geográfica homogênea, caracterizada por um regime climático dominante que provoca uma resposta estrutural da vegetação (harmonia/clima/solo/vegetação)" (Dansereau, 1978).

BIODEGRADAÇÃO, BIODEGRADABILIDADE - Decomposição por processos biológicos naturais. "Processo de decomposição química, como resultado da ação de microorganismos" (The World Bank, 1978)."Destruição ou mineralização de matéria orgânica natural ou sintética por microorganismos existentes no solo, na água ou em sistema de tratamento de água residuária" (ACIESP, 1980).

BIODEGRADÁVEL - Substância que pode ser decomposta por processos biológicos naturais. "Diz se dos produtos suscetíveis de se decompor por microorganismos" (Lemaire & Lemaire, 1975)." Um grande número de substâncias dispersas no meio ambiente são instáveis (...) Em muitos casos, os microorganismos bactérias edáficos ou aquáticos desempenham um papel ativo nessa decomposição; diz se então que a substância é biodegradável" (Charbonneau, 1979).
BIODIVERSIDADE/DIVERSIDADE BIOLÓGICA - "Refere-se à variedade ou à variabilidade entre os organismos vivos, os sistemas ecológicos nos quais se encontram e as maneiras pelas quais interagem entre si e a ecosfera; pode ser medida em diferentes níveis: genes, espécies, níveis taxonômicos mais altos, comunidades e processos biológicos, ecossistemas, biomas; e em diferentes escalas temporais e espaciais. Em seus diferentes níveis, pode ser medida em número ou freqüência relativa" (Torres, 1992)

Árvores Brasil

Árvore: porquê plantar


Há vários motivos para você plantar não uma, mas várias árvores, e ajudar a natureza!
Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas! Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram, e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo. Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça.
A camada de folhas que se formam a baixo das árvores, servem de berço para as sementes, e para proteger o solo dos pingos da chuva.
Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo, causa erosão. A erosão do solo pode ser prejudicial em vários casos:
Em rios: A erosão leva terra e areia para o leito (fundo) do rio, fazendo com que o rio fique mais raso, com menor capacidade de guardar água, causando a falta de água nos meses de pouca chuva, além da morte dos peixes.
Para o Solo: A erosão leva embora as sementes que poderiam germinar e recompor a vegetação natural. Ou seja, solo desprotegido tende a continuar desprotegido.
Para os animais: A erosão pode levar embora ninhos de animais que os fazem no chão, e tampar os de diversos outros animais, matando os filhotes que estão dentro. Além do mais, sem vegetação e frutos para alimenta-los, eles vão embora ou morrem de fome.
Para os lençóis freáticos: Os solos sem vegetação, por não terem raízes e minhocas para deixa-lo fofo, não tem uma boa absorção de água. Além do mais, como não há barreiras para a água, ela vai embora rapidamente, não dando tempo para a água da chuva penetrar no solo. Com isso os lençóis freáticos secam, acabando assim com muitos rios e conseqüentemente com nossa água potável.
A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo. As raízes de árvores que estão nas beira de rios, aparecem as vezes dentro do rio, parecendo cílios. Essas raízes além evitarem a erosão, servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.
Uma árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar! Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido em parques e florestas que tem seu clima mais fresco.
Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos).
Se ainda assim, você ainda não se convenceu de que deve plantar árvores espere para saber mais...
Sombra: ah que delícia uma boa sombra ! Não é ? Bem, se levarmos em conta a devastação e a não preocupação do reflorestamento, pode se preparar para sair de casa de guarda sol, pois a previsão é de que em 2030 nossas matas vão acabar !
Madeira: Se você não tem nada de madeira na sua casa pode enviar seu nome para colocarmos no livro dos recordes. O mercado madeireiro é um dos que mais cresce no Brasil. Muitas empresas são clandestinas, e pouca gente se preocupou em saber se a madeira que está comprando é autorizada ou não. Se você usa madeira, por que não ajudar plantando ?
Papel: Não sei se você sabe, mas não há no mundo país que tenha um substituto para o papel vindo da madeira de árvores, sendo produzido em larga escala ! Preocupante ? Então imagine quantas árvores você já usou e vai usar só com papel !
Oxigênio: Você respira ? Bem, pode não conseguir mais daqui alguns anos. A poluição gerada pelas grande cidades estão desequilibrando a quantidade de oxigênio no mundo ! E uma novidade: Estudiosos afirmam que florestas muito antigas, que já atingiram seu equilíbrio, produzem a mesma quantidade de gás carbônico (liberado a noite) que a de oxigênio. E que florestas jovens, para poder crescer, liberam muito mais oxigênio do que gás carbônico. Isso significa que plantar uma árvore é produzir oxigênio !
Frutas: Quem não gosta de uma boa fruta ? Mas não pense que elas são produzidas em laboratório. Elas chegam à sua mesa, pois árvores as produziram. E se você fizer as contas deve ter gasto com frutas o bastante para ter mais de 100 pés de cada fruta que você gosta. Mesmo porque o gasto em se ter uma árvore é quase zero.
Fauna: Que delícia ouvir o canto dos pássaros logo de manhã ! Pois então ! Plante uma árvore perto de sua casa e ouça o resultado! Se você estiver em zona rural, ou próximo à alguma floresta, ainda poderá receber a visita de diversos animais da fauna brasileira.
Verde: O verde é uma cor que acalma o ser humano. Muitos são os tons de verde que as folhas podem ter, mas todos eles servem de calmante visual. Mais um motivo para você plantar uma árvore dentro ou na frente de sua casa.
Medicina: Muitas são as espécies arbóreas já utilizadas na medicina e muitas outras com grande potencial
para este fim. Infelizmente o valor medicinal das plantas está caindo no esquecimento, nos obrigando a
pagar caro por remédios. E não se espante, mas a maioria dos remédios tem algum produto extraído da natureza.
Óleos : Diversos óleos para diversos fins, podem ser extraídos de árvores brasileiras !
Um dos óleos mais valiosos que podemos citar é o óleo da Copaíba.
De outras árvores é possível ainda extrair componentes básicos para fazer shampoo, creme e até protetor solar!
Corantes: O mais famoso de todos é o corante extraído da madeira do Pau-Brasil, muito utilizado no passado para tintura de roupas. Outro corante bastante conhecido é o corante alimentício extraído do Urucum, utilizado para corar carnes.

E aí ? Convencido de que você precisa plantar várias árvores ? Deixe um recadinho para as pessoas a esse respeito.


Mil árvores são plantadas na margem do Rio Paraíba do Sul

Pelo menos 600 pessoas participaram no domingo, dia 18 de maio, do plantio de mil árvores nativas em Resende. O evento, em comemoração ao Dia da Mata Atlântica, teve o objetivo de reflorestar a margem direita do Rio Paraíba do Sul, no trecho localizado no bairro Morada da Felicidade. Entre as espécies que foram plantadas estão Ipês Amarelos e Roxo, Imburuçú,Pau-Jacaré e Sangue de Adrago.
Abraço Guarapiranga 2008 une ecologia e diversão em programa para toda a família

Em sua terceira edição, o Abraço Guarapiranga vai reunir no dia 1° de junho a população de São Paulo em torno da represa para aumentar a pressão por investimentos em ações de recuperação e preservação do manancial. O evento, que vai ocorrer em três pontos ao redor do reservatório, inclui atrações para toda a família, como shows, oficinas artísticas e educativas, caminhada, expedição fotográfica, velejada, entre outras. Saiba tudo sobre o abraço em www.mananciais.org.br/abraco2008.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

PESQUISADORES DE FÓSSEIS

Click to play

Estivemos no Laboratório de Biologia, para observar como os fósseis podem ser pistas importantes sobre o nosso passado. Em grupos, levantamos hipóteses e discutimos como se forma um fóssil. Também observamos pedras de diferentes origens ( metamórficas, sedimentares e magmáticas ou ígneas) e fizemos um resumo sobre o ciclo das rochas.

Deixe seu comentário sobre suas observações neste trabalho no Laboratório. O que você percebeu e achou mais interessante nesta investigação?

HOMENAGEM DOS ALUNOS DO 5º A ÀS MÃES

Visual Poetry - ImageChef.com



ANA CAROLINA E JULIANA
Mães, vocês são as pessoas que iluminam o caminho da nossa vida!
Estamos muito felizes e agradecidas por tudo que vocês fizeram por nós.
Espero que todos os seus pedidos sejam realizados nessa data especial.
FELIZ DIA DAS MÃES!!!
Um grande abraço e um beijão da
Ana
e
Ju

CAIO
Mãe, você é a moça mais atraente, brincalhona, eu acho que você caiu do céu bem no meu peito.
Mãe, quando eu estou triste você aparece para me alegrar mas eu não fico só um pouco feliz, eu fico feliz de estourar o coração!
Mãe, você é o meu leite quente no café da manhã.
Mãe, eu te amo tanto que eu não posso ficar longe de você.
Mãe, você veio para me alegrar.
Mãe, eu te amo tanto que nem mil altofalantes poderiam falar por mim o quanto eu te amo
Beijos com muito amor e muito carinho do seu filho Caio...

ENZO E FELIPE
Mãe, eu te devo uma vida, pois você me deu uma.
Você não sabe o quanto eu te amo...
Fernando P. e Gabriel R.

ISABELLA TRIGO
Mãe, você é a melhor mãe do mundo! Obrigado por sempre cuidar de mim e por sempre estar em minha vida. Todos os dias penso em você e sempre rezo para que você seja abençoada por Deus. Desculpe por tudo que eu fiz e que você não gostou. Para mim, seu amor é essencial. Obrigado por tudo que você me faz.!!!!!!
Feliz Dias Das Mães!
( todos os dias)
Isabella Trigo

LUCA E RICARDO
Mãe, você é tudo para mim. Gostaria de dar o mundo, mas não posso.
Você é muito mais valiosa...
É mais do que o ouro para mim...
Eu poderia dar a você muitas jóias...
Mas o amor que eu sinto por você é maior do que qualquer valor em jóias do mundo inteiro...
Seja feliz como mãe em cada dia!
FELIZ DIA DAS MÃES!!!!!!!
Luca e Ricardo

MATHEUS AFONSO E MATHEUS PIAZZA
querida mamãe,
eu te amo muito.........
porque você é especial na minha vida,
você que me atura desde pequeno
me ajuda na escola,
Em todo lugar.
você esta em toda parte,
No meu coração, em tudo que faço.
Por isso eu a amo muito e
Nunca vou deixá-la.
Matheus Afonso e Matheus Piazza

NICOLAS E LUIZ F.
Mãe, você é o anjo que caiu do céu para iluminar meu caminho na estrada da vida.
Você briga comigo para o meu próprio bem. Às vezes, acho que não, mas sei que é.
Com você, a minha vida fica bem melhor e mais iluminada.
Beijos para minha mãe querida.
Nicolas e Luiz F.

VINICIUS
Mãe, você é a melhor mãe do mundo. Você é o anjo que ilumina minha vida.
Quando olho para você, meus olhos brilham.
Muito obrigado por você cuidar de mim, me ensinar, me apoiar.
Quando rezo, eu peço para que nada de ruim lhe aconteça.
Você é como o ar que eu respiro.
Você é tudo para mim, “te” amo, “te” adoro.
Mãe é de verdade.
Mãe é para a eternidade.
És tudo no meu coração.
Adoro-te.
Beijos do seu filho querido,
Vinícius.

BEATRIZ
Feliz dia das Mães Todos os Dias!!!!
Mãe, eu te amo muito.
Sem você, eu não existiria.
PARABÈNS e
FELIZ DIA DAS MÃES!
UM ABRAÇO e 10.000.000.000.000.000.000.000 BEIJOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
BEATRIZ!

Eduarda e Nathália
Mãe, você é o anjo amigo que caiu do céu para me amar e me proteger.
Mãe, você é o anjo que ilumina o caminho da minha vida. (Eduarda)
Mãe, se não fosse você eu nunca teria existido nesse mundo. (Nathália)
Mãe, você me guiou todo esse tempo pelo caminho do bem. (Nana)
Mãe, durante todos esses anos você me guiou pelo caminho do bem, da alegria e do amor. Agora eu sei o quanto você me ama! (Eduarda)
Mãe, muito obrigado pelo que você me deu! Parabéns pelo o seu dia, que para nós é todo dia.
Beijos Nathália e Eduarda
( para suas mães)

Fernanda e Flora
Mãe, você é o anjo que caiu do céu.
Iluminou minha vida!
Mãe, eu sempre confiarei em você.
Você sempre será minha fiel amiga e companheira.
Mãe, você é a coisa mais maravilhosa que aconteceu na minha vida! Te amo, mãe!
Mãe, eu já sei que você já sabe e eu também. Mas não me canso de dizer: você é a melhor mãe do mundo inteiro.
Eu nunca te esquecerei na minha vida inteira! Eu prometo!!!
Fe

Mãe, com você aqui a lua fica mais bela.
E o Sol mais brilhante!
Mãe, eu te amo muito.
Eu não digo isso de boca pra fora!
Mãe, você sempre será minha parceira de viagens.
Até a próxima viagem!
Flora
Mães, te amamos muito! (Fe e Flora)
HENRIQUE E ENZO P.
Mãe, amo você porque tudo que você faz, você faz com vontade e não com preguiça. Eu te amo muito, por isso e por vários outros motivos, você é demais.
Eu estou enviando esse recado para provar que eu amo você.
Sem você, eu seria uma pessoa triste no mundo, porque o amor de uma mãe é tudo que uma criança precisa para viver bem!!! FELIZ DIAS DAS MÃES (+_+)

KAÍQUE E DIEGO
Mãe, você é o anjo que ilumina o nosso caminho. Seguiremos juntos por toda nossa vida.
Mãe, com você a lua fica mais bonita e o sol mais brilhante, o jardim é mais verde e mais florido, o arco-íris tem mais cores.
Mãe você é algo assim...
É tudo para mim...
Um feliz dia das mães!
Obs: Mãe, se não tivesse ar no mundo você ia ser o meu ar.

Luiza Ramo0ska e ANA Julia
MAMÃE,
VOCÊ DEU TUDO QUE EU QUERIA : AMOR FELICIDADE,CARINHO...
EU QUERIA DAR A VOCÊ O MUNDO.
Mas não dá.
Então, vou entregar à você o meu coração!!!!
FELIZ DIAS DAS MÃES sempre!!!

Mylena e Luisa Watanabe
Querida mamãe,
Agradeço por tudo que você já fez por mim. Desejo
que você tenha sempre amor,carinho, sorriso a dar, fé, felicidade.
Quero falar duas coisas para você:
“eu te amo!”
“feliz dia das mães”( todo dia)
Amiga e companheira.
Agradeço o SEU amor.
100000000000 bilhões, trilhões.... de beijos.
Mylena e Luisa w.

VICTÓRIA E LETÍCIA
Mãe, você é o diamante mais precioso de toda a minha vida.
Você é a flor do meu jardim.
Mãe, você me dá muito amor e carinho, obrigada por isso.
Mãe, hoje, todo dia, é o seu dia, seja feliz.
Quero ter a oportunidade para te agradecer por tudo que faz por mim, a todo momento !
Um grande beijo, Vi e Le

HOMENAGEM DOS ALUNOS DO 5º B ÀS MÃES


Visual Poetry - ImageChef.com

ALESSANDRA E SOFIA G.
Mamãe,
Você é a rosa mais cheirosa do meu jardim,
O sol mais radiante da manhã,
A estrela mais brilhante das noites,
E a lua mais bonita da madrugada.

Ser mãe é:
*ser amorosa
*ser gentil
*ser protetora
*ser amiga
*deixar de castigo {infelizmente}
*ser paciente
*ser compreensiva
*e muito mais...
igual você!!!!!!!!!!!!
MÃE,TE AMAMOS!!!!!! J

AMANDA SILVÉRIO FERRARI
SOPHIA GONÇALVES MORI

Mães, vocês merecem tudo de bom pelo que fizeram, fazem e vão fazer por nós. Vocês são pessoas únicas, especiais, que fazem a diferença, pois dão a vida para cuidar de seus filhos (as). Sabem amar, cuidar e fazer alguém feliz.
Mães...

Mães... Nada como vocês!Indescritíveis, perfeitas.
Admiradas, carinhosas.
Educadas, trabalhadoras, fofas.
São lindas, maravilhosas, responsáveis, e muito, muito amadas pelas suas filhas.

Nós te amamos mais do que vocês imaginam!Feliz dia das mães!
Beijos das suas filhas queridas...
Amanda Ferrari e Sophia Mori

AMANDA MELO E MARIA EDUARDA
Mãe, você é a flor que me dá cheiro e a mais bela do meu roseiral; teu abraço e teu carinho me acolhem.
J
A
Q
U
E
L
I
N
E
E V E R A

ANDRÉ E YURI
Mãe,
Você é uma pessoa muito especial para nossa vida porque você nos ajuda com nossas dificuldades e sempre está do nosso lado quando precisamos de você.

CAMILA E PAULA
Mãe, você brilha muito mais do que o sol da manhã. À noite, você é a luz que me adormece, e nos seus olhos posso até ver o nosso enorme amor. O seu carinho é maior do que qualquer outro ser desse imenso Universo!

Seu brilho especial ilumina meu caminho hoje e sempre! Obrigada por tudo!
Agora, só tenho uma coisa a dizer:
Mãe, eu te AMO!

CATARINA F. E BEATRIZ
Mãe, como descrevê-la? Quem fez a minha alegria surgir ou a tristeza sumir?
Você é o Sol que me ilumina o meu caminho, o amor que me reflete e a luz que me aquece!
Mãe, a luz que me ilumina
A pessoa que me guia
Mãe, sem você eu não vivo
Eu não resisto
Agora tenho de estudar
Mais onde for, não deixe de me amar. (Catarina de Freitas Cucearavai )

Mãe, você é a flor mais cheirosa do mundo, a estrela que ilumina a noite , o amor que enche de compaixão , o Sol que aquece o campo e faz a felicidade renovar, sendo que a tristeza vai embora. Mãe, eu te amo muito, mais muito mesmo!
Um beijão
Beatriz Bravo Braile

CATHARINA BERGO E MARIA CLARA
Mamãe, um ser muito especial! Graças a você, aprendi tudo que é bom na vida e o que é certo. Obrigada por me deixar viver e me ensinar tudo que eu sei. Você é um anjo que me guarda todas as noites. Desculpa por não te deixar dormir nas noites que chorei desesperadamente com saudades de você.
Mãe, nós te amamos e te admiramos como exemplo para o resto de nossas vidas...
Maria Clara e Catharina Bergo

GIOVANNA BECHMANN E GIULIA
Mãe, fazemos tudo ou quase tudo por você. Vocês são conhecidas por
dar o melhor abraço e o melhor colo. As únicas que nos toleram quando
ficamos chatas. Quando estamos chateadas e olhamos para vocês, ficamos
alegres com seu sorriso. Vocês sempre vão ser as melhores. Te amamos do fundo de nossos corações.
Te amamos muito! Obrigado por serem nossas Mamães.
Um beijão.

GIOVANNA C. E SOFIA B.
Mãe, você é tudo de bom, pois é a flor do meu campo, a lua do meu céu, a estrela que ilumina minha vida e o abraço que me acolhe! Obrigada por tudo!

ANDRÉ E HEITOR
Mães,
Vocês são os melhores presentes que a gente podia pedir. Apesar de algumas discussões, sempre vamos amá-las. Vocês sempre estarão em nossos corações.

IANNE
VOCÊ É UMA PESSOA IMPORTANTE PARA A MINHA VIDA , E GOSTO DE VOCÊ PRA CARAMBA! SEMPRE VOCÊ AMA SUAS FILHAS E GOSTA DE APERTÁ-LAS, E DE CHAMAR DE GORDINHAS E FOFINHAS. ADORO QUANDO VOCÊ NOS CHAMA DE DUCHINHAS E MINI-DUCHINHAS! VOCÊ É UMA PESSOA QUE AMA SEU MARIDO, AMA A TOCHE, CHAMA ELA DE SAFADINHA, GORDINHA, DORMINHOCA, SONOLENTA. SEMPRE VOCÊ FAZ FESTAS QUANDO SUAS FILHAS FICAM MAIS VELHAS .
VOCÊ É UMA PESSOA QUE SEMPRE ME AJUDOU NOS ESTUDOS E QUE SEMPRE GOSTARIA QUE EU TIRASSE A E SEMPRE VOCÊ É FELIZ COM SUAS FILHAS E SEU MARIDO.

JULIA D. CANDELARIA E BERNARDO DA C. BARCELLOS
Uns dos maiores milagres de Deus foi dar uma pessoa que nos ama muito e que nos dá carinho, amor, compreensão, compaixão e tudo que existe de bom. Agradeço de qualquer modo possível, porque mãe é incrivelmente linda e divertida!

Na verdade, deveriam ser oito maravilhas do mundo e mãe é uma delas e a mais importante, bonita e incrível do Universo.
Mãe, eu te amo profundamente!
Se você fosse uma estrela, seria a que mais iria brilhar!
MUITOS BEIJOS E FELIZ DIA DAS MÃES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

MARTINA E RAFAELA
Querida mamãe,
Te amo muito! Tenha um ótimo feliz dia das mães! Tentarei não discutir tanto com você.
Quando penso em você, um sorriso aparece no meu rosto. Espero que você me acompanhe toda minha vida, me apoiando.
Beijos da sua filha
Rafaela e Martina

THIAGO E PEDRO
Mamães:
Nós amamos muito vocês, por isso estamos fazendo este bilhete.
Mãe é a melhor coisa do mundo, pois elas nos dão carinho e conforto.
Nos ajudam a dormir e acordar, e quando estamos doente,fazem o máximo para nos curar.
NÓS AMAMOS MUUUUUUUUUUUUUUUITO VOCÊ!

COM CARINHO E AMOR!

domingo, 18 de maio de 2008

16 de maio - DIA DO GARI

No Brasil, os garis são os profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas. Apesar de imprescindíveis para a manutenção da limpeza das cidades, o gari quase sempre passa despercebido nas ruas. As pessoas costumam considerar o trabalhador braçal apenas como sombra na sociedade, seres invisíveis, sem nome. O gari enfrenta o drama da “invisibilidade pública”, ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, onde se enxerga somente a função e não a pessoa.
O nome gari também é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro - o francês Aleixo Gary. O empresário Aleixo Gary assinou contrato, em 11 de outubro de 1876, com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro.
O gari representa faxineiros e serventes...
Em seu lugar, as máquinas não têm a eficiência.
Se não feita pelo gari, a limpeza parece ausente,
O trabalho simples, requer ordem e paciência.
(...)
Mais que um mero político, o gari merece respeito,
A ele, ser honesto e trabalhar correto é normal.
Numa sociedade, os que assim procedem são aceitos,
Pena não haver ganho digno ao trabalhar braçal,
E, com todos os problemas, o gari leva a alegria geral!!!
Autor: Manoel de Almeida (Manal)

VAMOS TAMBÉM PRESTAR UMA HOMENAGEM A ESTES TRABALHADORES TÃO IMPORTANTES À SOCIEDADE?
Então, faça a sua parte: crie uma quadrinha (poema de quatro versos) para este trabalhador. Quem começa?...

Fósseis: o conhecimento que vem das pedras

A palavra fóssil vem do termo latino fossile, que quer dizer "tirado da terra". Mas claro que nem tudo que se tira da terra é fóssil (se fosse assim, qualquer saladinha seria feita de fósseis). Para ser fóssil, a "coisa" tem que ser um resto de planta ou animal que ficou enterrado por muitos e muitos milhares de anos, e que passou por muitas transformações. Um osso fossilizado de dinossauro, por exemplo, não tem nem de longe a mesmo composição química de um osso não-fossilizado. Na verdade, ele se parece bem mais com uma rocha em formato de osso!

Os fósseis são uma importante ferramenta para os geólogos e biólogos. Através do estudo dos fósseis os geólogos são capazes de identificar o paleoambiente gerador das rochas sedimentares bem como sua idade relativa, o movimento dos continentes, a variação do clima da Terra etc.

A indústria do petróleo, em todo o mundo, utiliza-se também das informações oferecidas pelos fósseis para encontrar óleo, gás natural, etc.
Por outro lado, os biólogos, que procuram entender como surgiu a grande diversidade de organismos, utilizam os fósseis nos seus estudos evolutivos. O entendimento dos processos que controlaram a evolução e dispersão dos organismos por toda Terra são úteis para a compreensão de temas como o surgimento da vida, surgimento de novas espécies, crises biológicas etc.

O conhecimento que vem da pedra: estudando os fósseis

Quando os pesquisadores olham para uma camada de rocha, eles olham para todos os fósseis contidos lá, determinando quais espécies viviam no mesmo período.
Ao olhar para as camadas de rochas vizinhas, os pesquisadores podem eventualmente determinar como a vida se desenvolveu durante os bilhões de anos da história da Terra. Todas essas descobertas ajudam a criar o registro fóssil: a coleção total de todos os fósseis conhecidos na Terra.

Os cientistas podem usar os relacionamentos entre fósseis de diferentes períodos para embasar a teoria da evolução. Por exemplo, um paleontólogo poderia estudar os restos fossilizados de cavalos pré-históricos para determinar como eles se relacionam com os cavalos modernos. As similaridades entre alguns ossos de dinossauros e os ossos dos pássaros de hoje sugerem que alguns dinossauros eventualmente evoluíram para pássaros.

Os cientistas também podem usar os fósseis para identificar espécies de plantas e animais que existem atualmente. Pesquisadores identificaram a espécie de pinheiro mostrada à esquerda com a ajuda de uma impressão de fóssil de 90 milhões de anos de idade.

Essa réplica de fóssil de uma espécime de folha de 90 milhões de anos foi usada para ajudar a identificar o pinheiro Woollemi, uma antiga e rara espécie de pinheiro


E os fósseis podem até ajudar os pesquisadores a compreender a vida humana. As espécimes de fóssil revelam muitos ancestrais parecidos com os humanos que viveram há milhões de anos.

Os crânios mostrados acima são de uma variedade de antigos ancestrais humanos, e eles demonstram como o formato do crânio, que se relaciona com o tamanho e estrutura do cérebro, pode ter mudado à medida que os humanos evoluíram.
Esses e outros fósseis fizeram enormes contribuições à vida na Terra, e os cientistas continuam a fazer novas descobertas.
Em 2005, pesquisadores escavaram amostras de 90 espécies de vertebrados, 300 espécies de invertebrados e 60 espécies de plantas. Algumas dessas descobertas estão preenchendo lacunas no registro fóssil, enquanto outras estão confirmando teorias existentes de cientistas, como a de que alguns dinossauros tinham penas.
Pesquisadores retiram fósseis de rocha sedimentar utilizando uma variedade de ferramentas, desde picaretas a pincéis, e muita paciência. É fácil danificar um fóssil durante a escavação, e a presença de muitos fósseis no mesmo lugar pode tornar difícil descobrir a que animal pertencia cada osso.

Vamos descobrir mais sobre fósseis e dinossauros? Nas figuras abaixo você encontrará vários links sobre fósseis, dinossauros, paleontologia e assuntos relacionados.
http://www2.igc.usp.br/replicas/menu.htm



Qual foi o dinossauro que você pesquisou para mostrar ao seu grupo? Que informações você considerou mais importantes sobre ele? Não esqueça de deixar seu comentário!

sábado, 17 de maio de 2008

Parabéns à professora Chris!

Recados Para Orkut

Hoje é uma data muito especial para todo nós! É o aniversário da professora Chris!
Queremos que o seu dia seja cheio de momentos especiais, com muitos beijos e abraços, junto do Natan, do Bueno e de todos os que lhe querem muito bem.
Que Deus a abençoe para que continue semeando sorrisos e alegrias por todos os lugares por onde passar!

Parabéns, querida professora Chris!

Recados Para Orkut

Não esqueça de deixar seu recadinho para a profª Chris!

Recados Para Orkut